• Entrar
  • Cadastrar
O que fazer com as sobras de Natal: aprenda dicas e receitas práticas para evitar o desperdício das comidas da ceia!

Não sabe o que fazer com as comidas que sobraram da ceia de Natal? Vem que o TudoGostoso te dá soluções! 

O que fazer com as sobras de Natal: aprenda dicas e receitas práticas para evitar o desperdício das comidas da ceia!

Vem aprender o que fazer com as sobras de Natal que estão lotando a sua geladeira! (Créditos: Shutterstock)

Depois de um Natal regado, chega o dia 26 e a geladeira está lotada com as sobras da ceia. Você não sabe mais o que fazer e está com medo de toda a comida estragar. E agora? Para não ter desperdício, o TudoGostoso vai te ajudar nesse momento e te ensinar dicas e receitas para fazer com as sobras da ceia de Natal. Vem com a gente!

O que fazer com as sobras da ceia de Natal: dicas práticas e receitas do TudoGostoso para evitar o desperdício

Caprichou na ceia de Natal da família e fez tudo que tinha direito e mais um pouco? Sem problemas! Pega essas dicas e veja o que fazer com sobras de peru, pernil, tender, Chester, arroz, salpicão e muito mais!

O que fazer com as carnes de Natal que sobraram da ceia?

Se sobrou muita carne do Natal na sua casa, você tem várias alternativas do que pode fazer com elas.

Chester ou frango assado

A nossa dica é desfiar tudo e congelar, dura até 2 meses no congelador. Você poderá usar o frango desfiado para fazer muitas receitas deliciosas como lasanha de frango, panqueca de frango, arroz de forno de frango e muito mais.

Pernil e tender

O pernil e o tender também podem ser congelados assim como as aves, mas nós não achamos que seja a melhor opção, e deve ser usada apenas em último caso. O tender pode ser fatiado e usado para rechear sanduíches ou até picado e frito, sendo possível usá-lo para fazer macarrão, arroz de forno, adicionar na carne moída e muito mais.

Já o pernil pode ser desfiado e também usado em sanduíches, mas já pensou em fazer uma coxinha de pernil com ele? Para isso, basta desfiar e refogar com um pouco de alho, cebola e extrato de tomate. A gente garante que todo mundo vai querer! Ele também pode ser usado para fazer um ragú, que fica uma delícia servido com purê de batatas.

Arroz de Natal e salpicão

Tanto o arroz de Natal quanto o salpicão são acompanhamentos que você pode comer todos os dias até acabar, mas correr o risco de estragar, ou preparar algumas receitas diferentes com eles, principalmente de lanches e petiscos. O arroz natalino, dependendo do que você tiver usado nele, pode ser congelado, mas o salpicão, não. Ambos podem ser usados para fazer bolinhos fritos, enquanto o salpicão ainda pode ser aproveitado como recheio de sanduíche natural.

Farofa de Natal

Bom, a farofa de Natal é um assunto polêmico! Se a sua farofa é bem simples, feita apenas com alho e manteiga, ela vai durar um tempão bem guardada, em um pote hermético, fora da geladeira. Se ela for feita com carnes ou for bem molhadinha, ela precisa ser armazenada na geladeira e deve-se ficar de olho caso mude o cheiro ou a cor.

Rabanada

A gente acha um absurdo que tenha sobrado rabanada na sua casa, viu? Só para deixar claro! De qualquer maneira, a rabanada costuma durar bastante tempo na geladeira, chegando até mais de uma semana. Por isso, se você quiser ir comendo aos poucos, é a melhor opção!

Veja mais:

Não jogue mais sobra de arroz fora: conheça receita fácil e deliciosa de bolinho de arroz

Temas relacionados