
Veja qual é a maior fonte de lucro do McDonald's (Créditos: Canva)
Quando pensamos em McDonald’s, a primeira coisa que vem à mente é o hambúrguer, ou a batata frita, ou até mesmo a casquinha de sorvete. Então, não me parece estranho que algum desses seriam os responsáveis pela maior parte do lucro da lanchonete, mas não é bem assim que funciona.
O McDonald’s divulgou os resultados financeiros, mostrando como funciona a estratégia de lucro da maior rede de fast-food do mundo. E quem pensava que eram os lanches, se enganou e feio. Segundo os dados, a forma como o McDonald's mais ganha dinheiro é com aluguel. Eita, confuso, né? Calma que eu vou te explicar!
McDonald’s ganha mais dinheiro com mercado imobiliário do que com a venda de hambúrgueres
O modelo de negócios que o McDonald’s utiliza é baseado em franquias, que corresponde a 95% de todas as lojas da rede que estão espalhadas pelo mundo. Porém, a forma como a corporação usa o sistema de franquias é um pouco diferente da maioria dos locais. Isso porque a empresa investiu na compra de lotes e terranos em locais estratégicos ao longo de décadas, construindo as lojas e oferecendo-as ao franqueado interessado, que deveria custear, inicialmente, apenas a compra dos equipamentos.
Porém, como qualquer estabelecimento, o franqueado precisa ser proprietário do terreno onde está a loja ou pagar um aluguel para o dono. E é aí que entra a artimanha do Méqui: eles que são os donos dos lotes. Na prática, isso significa que o McDonald’s recebe não só os royalties pelas vendas como também o aluguel da loja. E esse sistema de franquia é aplicado em 55% das lojas mundiais.
Tudo isso serve para demonstrar como a maior rede de fast-food do mundo não é só uma rede de fast-food e, sim, uma empresa que poucas pessoas sabe que atua e lucra com o ramo imobiliário.
Veja mais:
McDonald's suspende a venda de sanduíche após morte por lanche contaminado; entenda o caso
Os melhores e piores hambúrgueres do McDonald's, de acordo com um nutricionista: veja o que ela diz sobre o Big Mac