• Entrar
  • Cadastrar
Não é coisa da sua cabeça: ciência explica por que a Coca-Cola é mais gostosa no McDonald's

A Coca-Cola do McDonald's é mesmo mais gostosa do McDonald's é mesmo melhor do que a que você bebe em casa? Entenda o motivo!

Entenda a diferença entre a Coca-Cola do McDonald's e a que você bebe em casa (Foto: Shutterstock)

Não é incomum ver nas redes sociais dicas para recriar itens do cardápio do McDonald's, desde os molhos dos sanduíches até as sobremesas. De fato, algumas vezes é fácil replicar em casa alguns dos preparos da rede de fast-food, mas há uma coisa que eles oferecem que é impossível de reproduzir: a Coca-Cola.

Qualquer pessoa que já pediu uma Coca-Cola no McDonald's, sabe que ela é melhor do que a que você costuma encontrar fora dele. Algumas pessoas acreditam que o refrigerante servido na rede é mais saborosa do que a versão em lata ou em garrafa.

E isso não é só coisa da sua cabeça: há razões científicas pelas quais a Coca-Cola tem um sabor melhor no McDonald's. Investigamos diferentes aspectos da fabricação da Coca-Cola no McDonald's para entender como eles “transformam” o refrigerante em uma experiência única.

Coca-cola da rede de fast-food tem boa proporção de gelo e xarope

Ao comprar o refrigerante, você provavelmente está saboreando-o em um copo com gelo. Mas o gelo derrete com o tempo e dilui sua bebida. O McDonald's entende como esse processo diminui sua experiência de consumo e, por isso, ajusta a proporção entre xarope e água para levar em conta o gelo.

Portanto, a Coca-Cola é mais concentrada do que o refrigerante comum. Essa é a razão pela qual o primeiro gole da Coca-Cola do McDonald's tem um sabor tão especial - e também a razão pela qual seu refrigerante nunca fica aguado.

A embalagem do McDonald’s faz toda diferença

A maioria dos estabelecimentos que servem Coca-Cola como refil recebe o xarope concentrado em sacos plásticos armazenados em caixas de papelão. Cada saco vem com um bocal que se conecta à fonte: um método simples, leve e econômico, mas não deixa de ter efeitos colaterais por conta da exposição a fatores externos.

O McDonald's, por outro lado, recebe seu xarope de refrigerante em tanques de aço inoxidável. O material é melhor para proteger o xarope da luz, do calor, do oxigênio e de outros fatores que podem comprometer sua qualidade.

A filtragem da água é etapa importante

Os refrigerantes são compostos principalmente de água, o que significa que a qualidade da água faz uma grande diferença, para melhor ou para pior.

Um dos princípios do McDonald's é sempre fazer bebidas com água filtrada "para garantir que [suas] bebidas estejam sempre atendendo a um padrão de ouro".

A temperatura do refrigerante faz diferença

É inegável que o refrigerante fica mais gostoso quando está mais gelado. Por isso, o McDonald's se certifica de que sua Coca-Cola esteja gelada em todas as etapas, mesmo antes de chegar à fonte de refrigerante.

O aço inoxidável usado para armazenar o xarope é extremamente eficaz quando se trata de controle de temperatura, de modo que o xarope permanece sempre fresco. A água usada nas fontes de refrigerante do McDonald's também é pré-resfriada antes de ser carbonatada.

Já conhecia algum destes aspectos? No TudoGostoso, você fica por dentro de diferentes conteúdos sobre curiosidades do mundo da gastronomia.

Veja mais:

- Como conseguir comida fresca toda vez que você vai ao McDonald's, segundo esse ex-funcionário que trabalhou por 10 anos na rede;

- O segredo para comer hambúrguer sem engordar e ficar dentro da dieta - até fora de casa!

- Você sempre comeu a batata frita do McDonald's de um jeito errado e não faz a menor ideia disso!

Temas relacionados