• Entrar
  • Cadastrar
Minha salada preferida para um jantar leve e quente não leva tomate nem alface (e as sobras são deliciosas)

Essa salada fica fresca por bastante tempo e tem um sabor agridoce irresistível

Minha salada preferida para um jantar leve e quente não leva tomate nem alface (e as sobras são deliciosas)

Por não levar alface, essa salada dura bem mais (Créditos: Directo al Paladar/Liliana Fuchs)

Tem uma receita que descobri há apenas alguns anos, mas repeti inúmeras vezes desde então, mesmo em pleno inverno. Agora que mesmo no outono nos deparamos com dias quentes, uma salada diferente como esta é ideal para um jantar leve, original e delicioso, perfeita também para quem cuida das calorias para não sair do objetivo na última refeição do dia. E o melhor é que ela não leva nem alface e nem tomate para fugir das mesmas saladas de sempre. Descubra como fazer uma salada diferente e refrescante com 3 ingredientes simples.

Receita de salada leve sem tomate ou alface

Sem tomate e alface, ou qualquer outra variante folhosa, a salada de abacaxi, pepino e amendoim é tão simples nos ingredientes quanto surpreendentemente saborosa. As frutas e vegetais tropicais são produtos com baixíssimo teor calórico, ricos em água e fibras, e que também são bons para a digestão, principalmente por causa do pepino.

Para essa salada tropical ficar melhor, um molho simples com um toque picante, que cai bem quando a temperatura sobe mas que não é obrigatório se não gostar, e a contribuição refrescante do coentro completam o prato juntamente com o amendoim torrado. Se você é daqueles que não suporta o coentro, pode trocá-lo por salsa ou manjericão fresco sem problemas. O amendoim que acrescenta nutrientes essenciais e proteínas vegetais, também podem ser substituídos por amêndoas, sementes de abóbora, nozes, castanha de caju, etc.

Para fazer não tem mistério: corte meio abacaxi em cubos (retirando as partes mais fibrosas) e misture com 4 pepinos em meia lua e com o quanto quiser de amendoim torrado. Tempere com uma mistura de molho inglês, azeite, raspas de limão, pimenta-do-reino e as ervas frescas a gosto.

Embora essa salada com frutas possa ser feita em 20 minutos e degustada na hora, recomendo prepará-la com um pouco de antecedência para que os ingredientes possam marinar um pouco e ficarem bem mais saborosos. Meia hora é o suficiente, só deixar na parte menos fria da geladeira na prateleira do fundo.

E uma última dica: prepare o dobro das porções para que você tenha sobras e também possa saboreá-las no dia seguinte no almoço ou como guarnição de carnes e peixes. Justamente por não conter alface, o molho não estraga os ingredientes, mas eles vão ganhar ainda mais sabor.

Veja mais:
Pra aliviar o calor: salada refrescante com molho especial leve e fácil de fazer
Lá em casa a gente só faz assim: molho de salada saudável e que dura a semana toda na geladeira
Salada no pote: como montar a refeição prática e refrescante com as melhores combinações para o verão

Temas relacionados