A escolha de um jantar leve, saudável, prático e pouco calórico costuma ser um dos principais desafios para quem faz dieta. Ao longo do dia você segue à risca as escolhas mais nutritivas e de baixas calorias, opta pelos alimentos que dão saciedade, mas quando chega à noite, muitas vezes bate aquela dúvida: o que comer no jantar para variar o cardápio sem atrapalhar a dieta?
Você pode preparar essa receita cheia de sabor, com muitos benefícios para a sua saúde, low carb e ficar muito satisfeita porque os ingredientes presentes nela ainda dão saciedade. Quem disse que dieta de perda de peso tem que ser monótona?
Aprenda a fazer essa frittata fit, sem farinha de trigo, sem glúten e com baixo teor de carboidrato com dica da nutricionista Patricia Leite (@nutricionistapatricialeite): "Essa receita é deliciosa e rapidíssima de fazer!"
Dica de receita saudável, leve e barata que vai salvar o seu jantar
Você não vai querer comer outra coisa no jantar depois que aprender a fazer essa receita. Esse prato, com cara de frittata, é uma ótima opção. Com ingredientes saudávels e baratos, vai deixar o seu jantar mais leve, nutritivo e saboroso.
Ingredientes:
- 1 colher de sopa de azeite de oliva
- 1 cebola
- 1/4 repolho
- 1 cenoura
- 2 ovos
- 2 colheres de sopa de iogurte natural (preferencialmente caseiro ou de boa qualidade)
- Sal, pimenta-do-reino e cúrcuma (opcional, use os temperos de sua preferência)
- 80g de atum em água e sal (ou outro tipo de proteína, como frango cozido desfiado ou carne moída que tenha sobra na geladeira)
Modo de preparo:
Veja como o passo a passo dessa receita é simples de fazer!
1. Refogando os vegetais:
- Em uma frigideira, adicione um fio de azeite de oliva. O azeite é uma gordura saudável e ideal para o dia a dia, pois traz muitos benefícios ao corpo;
- Comece refogando a cebola, que é uma excelente fonte prebiótica, rica em fibras e com um sabor único que transforma qualquer prato;
- Adicione o repolho picado. Apesar de ser um vegetal fibroso, o repolho perde volume e fica mais macio quando refogado, além de ser rico em fibras e com baixíssimas calorias, o que ajuda a promover a saciedade;
- Acrescente a cenoura ralada ou picada. A cenoura é rica em fibras insolúveis, que também ajudam na digestão.
2. Cozinhar no vapor:
- Para amolecer um pouco mais o repolho e a cenoura, tampe a frigideira e deixe cozinhar no vapor por alguns minutos;
3. Preparando o creme de ovo e iogurte:
- Enquanto os vegetais cozinham, prepare um creminho misturando os dois ovos, o iogurte natural, sal, pimenta-do-reino e cúrcuma (que é um excelente anti-inflamatório e adiciona sabor);
- Misture bem até que todos os ingredientes fiquem homogêneos.
4. Adicionando a proteína:
- Em seguida, adicione o atum em água e sal (ou outra proteína de sua escolha, como frango desfiado ou carne moída). O atum é uma excelente fonte de proteínas e ômega-3, proporcionando benefícios para a saúde do cérebro e do coração.
5. Finalizando o prato:
- Volte os vegetais refogados para a frigideira e, em seguida, despeje a mistura de ovo, atum e iogurte por cima. Mexa bem para que tudo se misture e acomode como se fosse uma fritada;
- Tampe a frigideira e deixe cozinhar em fogo baixo por alguns minutos, até que os ovos cozinhem completamente e tudo esteja bem misturado. Quando o prato estiver pronto, você pode servir!
Jantar saudável e com poucas calorias
Como explica a nutricionista Patricia Leite, esta receita é uma opção prática, nutritiva e econômica para quem quer comer de forma saudável, manter o peso ou emagrecer. Inclua na sua lista de opções saudáveis para o jantar.
Ela rende 4 porções e cada uma tem aproximadamente 111 calorias, 7g de carboidratos (1g de fibras), 8g de proteínas e 3g de gorduras. Uma ótima opção para um jantar leve, saudável e com poucas calorias.
Veja mais!
O jantar favorito desse nutricionista é ultrarrápido, saciante e perfeito para perda de peso!
Jantar que emagrece: viciei nessa receita rápida e gostosa, não esqueça de remover o excesso de água dos legumes no modo de preparo