A farofa é um dos acompanhamentos mais amados pelos brasileiros. Crocante e saborosa, ela combina com praticamente qualquer prato e ainda consegue deixar a refeição mais gostosa. A receita tradicional é feita com farinha de mandioca ou milho, alguma fonte de gordura, temperos e bacon, uma combinação deliciosa, mas que também é bastante calórica. Mas engana-se quem pensa que farofa não combina com alimentação saudável. Dependendo do preparo, ela pode ser sim uma aliada da dieta.
Quem nos garante é a nutricionista Patricia Davidson (@patriciadavidson.nutri), que cuida da alimentação de diversas celebridades, como Bruna Marquezine, Marina Ruy Barbosa, Juliana Paes e Sabrina Sato. Em seu Instagram, a profissional ensinou a receita de uma farofa low carb feita com ingredientes naturais e muito nutritivos. Veja como fazer!
Receita de farofa low carb: Preparo é pouco calórico e fonte de gorduras boas
Ingredientes:
- 3 dentes de alho picado
- ½ cebola picada
- 1 colher de manteiga ou azeite
- 3 ovos
- 1 xícara de farinha de amêndoas
- ¼ de xícara de castanha de caju torrada
- ½ xícara de cebolinha e salsinha
- 2 colheres de sopa de linhaça dourada
- ¼ xícara de sementes da sua preferência
Modo de preparo:
- O preparo desta farofa é muito simples. O passo a passo é igual ao da receita tradicional. A diferença está nos ingredientes. Aqui, nós vamos substituir a farinha de mandioca pela de amêndoas, que é menos calórica e ainda possui boas quantidades de ômega 3 e 6.
- Em uma frigideira, coloque 3 dentes de alho picado e a cebola e regue na manteiga ou no azeite. Em seguida, acrescente os ovos e a farinha de amêndoas. Misture bem.
- Próximo passo é adicionar os temperos. Coloque a salsinha e a linhaça e mexa até que os ingredientes estejam bem integrados. A linhaça é rica em ácidos graxos e fibras, um nutriente que auxilia na saúde intestinal. As fibras também retardam a digestão dos carboidratos, reduzindo os picos de glicose no sangue. As fibras também controlam o apetite e promovem a saciedade, ou seja, você demora mais tempo para sentir fome após ingerir o alimento.
- Por último, coloque as castanhas e as sementes. Você pode utilizar chia, quinoa, gergelim, semente de girassol ou de abóbora. Esses alimentos são poderosas fontes de proteínas, um nutriente importantíssimo para quem está de dieta, pois ele acelera o metabolismo e faz com que o corpo queime mais calorias.
- Deixe a farofa no fogo baixo por mais uns 2 minutos e desligue quando os grãos estiverem bem torradinhos.
Veja também:
Qual a melhor farinha para farofa: crua ou torrada? Aprenda essa e outras dicas para fazer o acompanhamento perfeito!
As melhores receitas de farofas doces e salgadas