Ovos fritos, mexidos, cozidos... Mesmo que um seja mais saudável do que os outros e super recomendado por nutricionistas, muitas pessoas ficam receosas de incluí-lo na dieta. Assim como o debate sobre manteiga e margarina, o ovo ficou famoso no imaginário popular por ser um alimento que, apesar de todos os seus benefícios à saúde, poder fazer mal para o coração. Mas será que isso é verdade mesmo?
Um novo estudo, que teve seus resultados preliminares apresentados na Sessão Científica Anual do American College of Cardiology, busca responder essa questão. Ficou curioso? Descubra o que acontece com o colesterol se você comer 12 ovos por semana, segundo a ciência, no TudoGostoso.
Afinal, ovo faz mal para o coração?
O ovo é um alimento rico em vitaminas A e do complexo B, proteínas, antioxidantes e minerais, como selênio, zinco, cálcio e fósforo, que são essenciais para o funcionamento do nosso corpo. Inclusive, muitos especialistas o consideram um dos melhores alimentos encontrados na natureza!
Ainda assim, como a gema do ovo é rica em colesterol, o alimento foi rapidamente associado a taxas elevadas de colesterol e um risco maior de doenças cardiovasculares. Só que estudos já mostraram que o colesterol presente em alimentos naturais tem um impacto muito pequeno no corpo humano.
Se isso ainda não é o suficiente para convencê-lo a incluir o alimento na sua dieta, no entanto, recentemente pesquisadores analisaram o efeito do consumo de ovos em 140 pacientes com pressão alta, diabetes ou colesterol alto. Um grupo comia menos de dois ovos por semana e o outro consumia doze ovos fortificados – ou seja, seis vezes mais!
No final do estudo, não foram observadas diferenças significativas nos níveis de colesterol. Inclusive, o grupo dos ovos fortificados apresentou melhorias nos seus marcadores de saúde cardiovascular. Então, dizer que ovo faz mal para o coração é um exagero. E ele pode, sim, fazer parte de uma alimentação saudável.
Quantos ovos posso comer por semana?
A maioria dos especialistas recomenda comer entre um e dois ovos, no máximo, por dia. Você não precisar ingerir mais do que isso, pois já aproveitaria todos os benefícios do alimento com essa quantidade na sua dieta.
Veja mais!
"Narizes artificiais": a nova invenção de cientistas brasileiros para identificar ingredientes estragados
Essas são as pessoas que não deveriam comer chocolate: conheça efeitos negativos para alguns organismos