• Entrar
  • Cadastrar
Diga adeus ao SAL: invenção japonesa que parece mágica deixa a comida salgada sem precisar usar o ingrediente!
Isabela HenriquesPor  Isabela Henriques  | Redatora

Isabela é apaixonada por cozinhar (e comer) desde pequena. Durante as horas vagas, além de dar pitaco na comida alheia, gosta de ler livros de qualidade duvidosa, viajar e descobrir restaurantes pouco explorados do Rio de Janeiro.

Por essa ninguém esperava: já pensou em comer uma comida salgada sem precisar usar sal? 

Diga adeus ao SAL: invenção japonesa que parece mágica deixa a comida salgada sem precisar usar o ingrediente!

Invenção japonesa promete realçar o gosto salgado da comida sem precisar usar sal (Créditos: Canva) 

O consumo excessivo de sal tem se tornado um problema cada vez maior para a população do mundo todo. Além de aumentar os riscos de hipertensão e doenças cardiovasculares, estudos recentes mostraram que acrescentar sal depois da comida pronta pode aumentar em até 40% os riscos de câncer de estômago.

Para resolver a questão e ajudar na diminuição do consumo de sal, cientistas japoneses inventaram uma tecnologia surpreendente que promete deixar a comida com sabor salgado sem precisar usar o ingrediente: uma colher elétrica que realça o sabor dos alimentos salgados. Parece mágica, mas não é! Vem entender melhor!

Colher elétrica japonesa deixa a comida salgada sem precisar de sal: entenda como funciona

 

Colher elétrica japonesa promete realçar sabor de comidas salgadas sem precisar usar sal para isso (Créditos: Divulgação/Kirin)

Colher elétrica japonesa promete realçar sabor de comidas salgadas sem precisar usar sal para isso (Créditos: Divulgação/Kirin)

A marca Kirin, uma cervejaria japonesa, anunciou que vai lançar uma colher elétrica que realça o sabor dos alimentos salgados, sem usar sal. O intuito da própria fabricante é ajudar na redução do consumo de sal para ter uma melhora na qualidade de vida. Essa é uma preocupação muito grande principalmente na Ásia, onde a culinária faz bastante uso de sódio.

A colher foi criada em conjunto com o professor Homei Miyashita da Escola de Ciência e Tecnologia da Universidade Meiji. O utensílio faz uso da corrente elétrica. É essa corrente que permite a concentração das moléculas de íons de sódio que já estão presentes na nossa língua, realçando o gosto salgado dos alimentos de forma mais saudável. 

A colher elétrica possui contraindicações?

Como nem tudo são flores, os fabricantes deixam bem claro que a colher elétrica tem, sim, suas contraindicações. E são muitas, viu? Pessoas com marca-passos, monitores de frequência cardíaca e alergias a metais não devem fazer o uso do item. Além disso, pessoas com problemas hemorrágicos, pessoas que estão fazendo tratamento dentário e pessoas com problemas nos nervos faciais não podem usá-lo. Por último, a colher elétrica é contraindicada para gestantes. 

A colher elétrica que deixa a comida salgada já está disponível no Brasil?

 

A colher elétrica Kirin não tem previsão de chegar ao Brasil (Créditos: Divulgação/Kirin)

A colher elétrica Kirin não tem previsão de chegar ao Brasil (Créditos: Divulgação/Kirin)

Não, a colher elétrica da Kirin ainda não está disponível no Brasil e não há previsão de chegada por aqui. À princípio, a marca colocou à venda apenas um lote com 200 colheres, e o valor está em torno de US$127, o que dá R$650 por item.

Contudo, a fabricante já deixou claro que pretende disponibilizar a colher em outros mercados a partir de 2025, com a intenção de venda de mais de um milhão de itens pelos próximos cinco anos.

É importante ressaltar que, para a colher ser vendida no Brasil, ela precisará passar por diversos órgãos reguladores nacionais para garantir a segurança da tecnologia. 

Qual a quantidade ideal de sal que podemos consumir por dia?

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a quantidade máxima de sal por dia deve ser de 5 g. Os japoneses, por exemplo, consomem cerca de o dobro disso.

Existem diversas medidas que podemos aplicar no nosso dia a dia para diminuir o consumo de sal, sem necessitar da invenção japonesa: retirar o saleiro da mesa, usar mais temperos naturais e provar a comida enquanto ela está sendo preparada. 

Veja mais:

Sal de ouro: o tempero funcional é diurético e desinflama o corpo; aprenda receita simples

Temas relacionados