
Saiba tudo sobre a tendência e veja se vale a pena investir nessa mudança (Créditos: Shutterstock)
Com o tempo, é natural que os eletrodomésticos tradicionais sejam substituídos por versões mais modernas e tecnológicas. O fogão convencional, por exemplo, já não é mais a principal escolha na hora de montar a cozinha, dando lugar ao cooktop, um aparelho mais compacto que dispensa o uso de chamas.
Agora, uma nova versão do cooktop por indução está ganhando destaque nas redes sociais: o cooktop invisível. Essa inovação segue uma tendência que une sofisticação e tecnologia, tornando a cozinha ainda mais moderna. Sem bocas visíveis, o aparelho é discreto e pode até ser controlado pelo celular, garantindo mais praticidade no dia a dia.
Como funciona o cooktop invisível?
A principal diferença entre o cooktop tradicional e a versão que virou tendência está na tecnologia de aquecimento e no design inovador, que mantém o aparelho completamente oculto. Enquanto os cooktops a gás possuem chamas visíveis e os cooktops de indução aquecem a panela por meio de campos magnéticos em uma superfície de vidro, o cooktop invisível vai além: ele é instalado embaixo da bancada, ficando totalmente escondido e deixando o espaço livre para outras funcionalidades.
Diferente dos modelos convencionais, esse sistema aquece apenas as panelas, mantendo a superfície fria e segura, o que reduz o risco de queimaduras. Assim, ao aproximar as panelas da bancada, o sistema de indução eletromagnética é ativado, aquecendo diretamente o fundo dos utensílios sem transferir calor para o ambiente.
As vantagens de ter um cooktop invisível
Esse aparelho não é apenas uma tendência de design moderno, mas também uma solução funcional para cozinhas de todos os tamanhos. O cooktop invisível tem conquistado muitos pessoas, especialmente por contribuir para uma cozinha minimalista e outras vantagens. Veja abaixo:
1. Facilidade na limpeza
Uma das maiores vantagens desse modelo é a facilidade de higienização. Como não possui bocas, queimadores ou grades aparentes, a limpeza da bancada se torna muito mais simples e rápida. Diferente dos fogões tradicionais, que acumulam gordura e restos de comida em diversos cantos, a superfície lisa do cooktop invisível permite a remoção da sujeira com apenas um pano úmido e detergente.
2. Estilo minimalista
Para quem busca um visual moderno e elegante, esse aparelho é uma excelente escolha. Por ser instalado embaixo da bancada, ele mantém a cozinha mais clean, sem comprometer a funcionalidade. Além disso, a ausência de botões e peças expostas contribui para um design minimalista.
3. Economia de espaço
Sem um fogão convencional ocupando espaço, a área antes destinada a ele pode ser utilizada para outros fins, como a instalação de eletrodomésticos, bancadas extras para preparo de alimentos ou até mesmo um espaço para refeições rápidas. Isso faz com que seja uma opção ideal para cozinhas pequenas.
Vale a pena investir em um cooktop invisível?
Com essas características é notável que esse modelo oferece muitas vantagens para o dia a dia na cozinha, no entanto, antes de investir, é importante considerar alguns fatores. Um deles é o custo, pois os modelos disponíveis no mercado têm valores expressivos. Além disso, a instalação também exige uma área e material adequada para a bancada, sendo a cerâmica uma das opções mais recomendadas para garantir a segurança e a eficiência do sistema.
Também é necessário o uso de panelas específicas, assim como outros modelos de indução. Por isso, se um alto investimento e algumas adaptações na cozinha não forem um problema para você, o cooktop invisível pode ser uma excelente escolha para quem deseja um ambiente moderno e funcional.
Veja mais:
Uso de papel-alumínio é uma prática milenar que você não deve fazer no seu fogão
Gasto menos de 5 minutos para limpar as crostas de gordura da boca do fogão com essas dicas caseiras simples
+ Aproveite a Semana do Consumidor e tenha panelas novas para fogão de indução direto do Mercado Livre