
Este sal temperado parece ouro e deixa seus pratos mais ricos em sabor e nutrientes (Créditos: Instagram @patriciasteniconutri)
Temperar a comida apenas com sal branco simples não apenas não dá tanto sabor como acaba colocando mais sódio na sua refeição do que você deveria. Não adianta nem encher o prato de sal do Himalaia rosa achando que é mais saudável. Usar condimentos e ervas variadas é a melhor maneira de deixar a sua comida mais saborosa. Isso não significa que deve abandonar o sal de vez, e sim combiná-lo melhor com as outras opções de tempero.
Fazer um sal temperado como o sal cítrico e o sal verde é ótimo para deixar seus pratos mais saborosos, com menos sal e tudo com muita praticidade! Se quiser mais benefícios, você precisa experimentar o sal de ouro! Essa receita da nutricionista Patrícia Stênico aproveita muitas ervas para preparar um tempero com propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e diuréticas, dentre muitos outros benefícios! Aprenda no TudoGostoso como fazer o sal de ouro e você nunca vai temperar sua comida de outra maneira.
Como fazer o sal de ouro?
O sal de ouro combina os benefícios de muitos temperos. A salsinha e a cebolinha são antioxidantes, o louro é diurético, a cúrcuma é anti-inflamatória e a linhaça é rica em fibras. Isso só para citar alguns e sem contar na riqueza de sabor desses temperos juntos! Faça o seu próprio sal de ouro em casa e experimente em carnes, saladas, na batata frita e com o que mais quiser!
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de sal grosso integral
- 1 maço pequeno de cheiro-verde seco (salsinha e cebolinha juntos)
- 3 folhas de louro
- 1 colher (sopa) de cúrcuma em pó
- 6 grãos de pimenta-do-reino preta
- 1 colher (sopa) de linhaça dourada
Modo de preparo
- Para fazer o sal de ouro tudo que você precisa é de um processador de alimentos.
- Coloque primeiro o sal grosso no processador e bata até ficar mais fino, mas não precisa esperar ficar completamente refinado.
- Adicione o cheiro-verde e o louro. Você também pode usar o cheiro-verde fresco, mas usar o seco dá mais durabilidade para o seu sal.
- Triture bem até ficarem em pó e bem misturados. A essa altura o seu sal temperado estará bem verde.
- Acrescente a cúrcuma, a pimenta e a linhaça. Novamente triture até os ingredientes ficarem bem finos e integrados no sal.
- Quando o seu sal temperado estiver bem triturado e com uma cor amarelada (por causa da cúrcuma) ele estará pronto!
- Coloque o tempero em potes de vidro esterilizados, bem secos e que vedem bem.
- Por causa do sal esse tempero fica bem seco e não estraga, ainda mais se usar as ervas mais secas. Ele dura mais de uma semana guardado no armário se estiver bem fechado. Pode fazer em grande quantidade e usar sempre que quiser temperar a sua comida!
Veja mais:
Você nunca mais vai jogar cascas de alho e cebola fora depois de aprender essa dica
Esse é o único tempero que reduz o risco de mortalidade e melhora o coração, de acordo com a ciência
Sal muito além do tempero: o ingrediente é um poderoso aliado nas tarefas domésticas