
Será que o sal do Himalaia é mais saudável que o comum? (Créditos: Shutterstock)
O sal é um ingrediente com muitas utilidades, mas quando falamos dos tipos de sal, muita gente acha que são todos iguais. Mesmo ao usar para salgar uma simples batata frita sequinha, o resultado pode ser diferente no tipo de sal que usa, tanto no sabor quanto nos nutrientes. O sal do Himalaia em particular é conhecido pela sua cor rosa, tanto que algumas pessoas o conhecem como sal rosa do Himalaia.
A cor rosa do sal do Himalaia pode parecer apenas um capricho para ficar diferente e ser vendido mais caro, mas tem uma boa explicação por trás dessa coloração. Mas até que ponto o sal rosa, marinho, light e outros tipos são diferentes uns dos outros? Aprenda no TudoGostoso o motivo por trás da cor do sal rosa do Himalaia e se existem vantagens em usar esse ingrediente no lugar do sal comum branco.
Por que o sal do Himalaia é rosa?
Para começar a explicar o que é o sal do Himalaia, primeiro é preciso dizer de onde ele vem. O nome não é à toa, já que o mineral é extraído de uma rocha salina que fica em uma parte quase no final da cordilheira de montanhas do Himalaia. Apesar de ser mais associado ao Nepal, o Himalaia se espalha por cinco países, sendo um deles o Paquistão. É lá que as pedras de sal estão e são extraídas para virar o tempero. O motivo para o sal ser rosa é porque a própria rocha tem essa cor.
As pedras de sal do Himalaia têm a cor rosa por causa da combinação dos minerais presentes nele, especialmente pela quantidade de ferro, magnésio, potássio e cálcio. As rochas são extraídas manualmente e são quebradas até formar as pequenas pedras de sal com o mínimo de processamento possível para manter as suas propriedades. Ele normalmente é vendido em pedaços de sal grosso e precisam ser moídos na hora para usar, o que mantém a cor rosa mais intensa. O sal do Himalaia refinado ainda tem um tom de rosa, mas mais suave e misturado ao branco que aparece mais depois de triturado.
O sal do Himalaia é melhor que o sal de cozinha comum?
A questão de se o sal do Himalaia é melhor e mais saudável do que o sal de cozinha é bastante polêmica. Por ter uma extração supostamente mais artesanal e pouco processamento, o sal do Himalaia não tem aditivos e mantém mais dos seus minerais. Alguns estudos estimam que esse ingrediente tem 80 minerais e outros nutrientes, alguns em comum com outros tipos de sal e outros bem diferentes. Mas isso não necessariamente torna o sal do Himalaia mais saudável.
Dizem que o sal do Himalaia é mais saudável porque o sal de cozinha comum e todo branco passa por um processo de refinamento e purificação para remover suas impurezas, o que também retira parte dos seus minerais. Só que mesmo após essa etapa os minerais dos tipos de sal por aí são bem similares uns com os outros, então a diferença é bem pequena. Sem contar que não ser processado significa que o sal do Himalaia pode ter impurezas.
Todos os benefícios que dizem que o sal do Himalaia tem nunca foram confirmados pela ciência e ele continua tendo uma alta concentração de sódio, que em excesso faz mal para a saúde. Ou seja, usar sal do Himalaia não é pior do que o sal de cozinha e ele pode ser diferente do sal comum e até ter algumas vantagens, mas não se deixe enganar pelas promessas de benefícios incríveis e sempre use com parcimônia.
Veja mais:
Errou na dose de sal na receita? Truque simples é batata para salvar a sua comida!
Aprenda como tirar umidade do sal em 30 segundos e dicas para evitar esse problema!
Coloque uma pitada de sal no leite e veja a mágica acontecer