• Entrar
  • Cadastrar
Use esse tempero com aroma de limão para diminuir o sal da comida: veja receita e faça em casa

Lemon pepper é uma opção para aqueles que desejam reduzir o consumo de sal. Saiba como fazer o tempero em casa

Conheça mais sobre o tempero Lemon pepper e como fazer a versão caseira (créditos:shutterstock)

Lemon pepper é um tempero feito com raspas de limão siciliano e pimenta-do-reino. O condimento é vendido em supermercados e casas de produtos naturais, porém, ele também pode ser preparado em casa, combinando os dois principais ingredientes com outros sabores e especiarias, como sal, salsa, azeite e coentro. A mistura é uma boa opção para quem busca reduzir o consumo de sal e pode ser utilizada em diversos alimentos, como carnes, molhos e saladas. Se você ficou curioso para saber mais sobre esse tempero, preparamos um passo a passo de como fazer lemon pepper caseiro.

Tempero lemon pepper para que serve?

O lemon pepper é um tempero muito popular nos Estados Unidos e em alguns países da Europa, principalmente entre os adeptos da alimentação saudável. O condimento costuma ser usado como substituto do sal de cozinha no preparo de carnes, massas e frutos do mar.

A principal característica do lemon pepper é seu sabor cítrico e aroma de limão. Assim como o sal, o tempero pode ser utilizado para temperar diversos alimentos, como carnes, frangos, peixes, saladas, molhos para massas, entre outras receitas. Use a criatividade para deixar seu prato ainda mais saboroso e refinado.

Como fazer tempero lemon pepper caseiro

Ingredientes:

  • Raspas de limão siciliano secas
  • Pimenta do reino moída
  • 1/4 colher de chá de sal
  • Especiarias a gosto

Modo de preparo

Com um ralador, raspe as cascas de limão siciliano com cuidado. Utilize apenas a parte amarela, pois a a parte branca deixa o gosto do tempero amargo. Se preferir, você pode desidratar as cascas de limão para aumentar a durabilidade do condimento. Basta esquentar as raspas no forno por alguns minutos até que elas fiquem secas e soltinhas.

Adicione 1/2 xícara de chá de pimenta-do-reino. Você pode utilizar a branca, preta, vermelha ou mista. É importante que a pimenta esteja bem moída.

Coloque 1/4 de sal e os ingredientes adicionais que desejar. Os temperos que mais combinam com o lemon pepper são a salsa, alho, cebola, orégano, coentro e tomilho.

Misture bem todos os ingredientes e espalhe em uma assadeira coberta com papel manteiga. Deixe no fogo baixo por cerca de 30 minutos até que o tempero fique seco e soltinho.

Retire do forno e deixe esfriar. Em seguida, coloque a mistura em um moedor até ficar bem fina.

Depois de pronto, coloque o lemon pepper em um recipiente fechado e guarde em um local bem arejado. O tempero dura entre 4 a 6 meses.



Veja também:


Receita de lemon pepper para aves

Filé de frango com lemon pepper

Receita de bolo de limão siciliano

Como fazer um tempero caseiro especial

Temas relacionados