A coxinha de frango é uma das marcas registradas da culinária nacional junto com o pão de queijo, feijoada e caipirinha. O bom é que sempre que bate aquela fome de comer uma, não é preciso ir muito longe para encontrar o quitute, já que ele é vendido em praticamente todas as padarias e lanchonetes do país. No entanto, quem tenta reproduzir a receita em casa, costuma ter um pouco de dificuldade em deixar a casquinha crocante e sem aquele aspecto gorduroso.
Se isso também acontece com você, não se preocupe porque o TudoGostoso separou um truque que ajuda a deixar a coxinha ainda mais gostosa e sequinha. Descubra a seguir.
Truques para deixar a coxinha crocante e sequinho
O segredo para deixar a coxinha bem sequinha e crocante está no preparo da massa. Para isso, para cada xícara de farinha de trigo, use uma batata cozida. O ideal é que a massa tenha o equilíbrio perfeito dos ingredientes. Assim, é possível obter a textura perfeita.
Outro cuidado importante é saber o jeito certo de empanar as coxinhas. Algumas pessoas têm o costume de passar a massa no ovo ou leite antes de aplicar a farinha de empanamento. Esse passo está errado e corre o risco de deixar o salgado murcho. O certo é passar a coxinha na água bem gelada e depois na farinha de rosca ou panko.
Receita de coxinha de frango
Ingredientes:
- Farinha de trigo
- 300 g de batata
- 2 colheres de sopa de margarina
- 1 kg de peito de frango
- 4 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de sopa de sal
- 1 cebola média
- 2 dentes de alho
- salsinha e cebolinha
- 1 litro de água
- 1 pitada de pimenta-do-reino moída
- farinha de rosca e água gelada para empanar
Modo de preparo:
Recheio
Cozinhe o frango na água e sal. Depois de pronto, leve ao fogo junto com a cebola e o alho amassado. Cozinhe no azeite até dourar. Tempere o frango com sal a gosto e, por último, coloque a cebolinha e a salsinha. Reserve.
Massa
- Na hora de fazer a massa, cozinhe as batatas até ficarem bem moles. Em seguida, amasse as batatas até formar uma espécie de purê.
- Em uma panela, misture as batatas amassadas, 1 litro de água, a margarina e o sal. Adicione a farinha de trigo e misture até ficar com consistência de massa e desgrudar da panela. Desligue o fogo e reserve.
Montagem
- Coloque um pouco de óleo ou margarina nas mãos antes de montar as coxinhas. Essa técnica evita que a massa grude nas mãos.
- Separe duas tigelas. Em uma, coloque água bem gelada e na outra farinha de rosca. É a água gelada que ajuda a deixar a coxinha crocante.
- Pegue uma porção da massa e preencha com o recheio de frango. Feche a massa no formato das coxinhas.
- Para empanar, passe a coxinha na água bem gelada e depois na farinha de rosca.
Fritura
- Na hora de fritar, escolha uma frigideira grande e espere o óleo ficar quente antes de colocar a coxinha.
- Não coloque muitas coxinhas de uma vez. Essa prática abaixa a temperatura do óleo, o que pode deixar a coxinha oleosa demais.
- Assim que a coxinha começar a dourar e formar casquinha, retire ela do fogo. Se você deixar o salgadinho passar do ponto, ele pode acabar rachando.
Veja também:
30 receitas de salgados além da coxinha e da empada: opções para um lanche delicioso
Coxinha com recheio de jaca: você precisa experimentar essa maravilha!