Conhecida por criar a famosa coxinha gigante da paulista, a padaria Panetteria, localizada em São Paulo, resolveu inovar mais uma vez no preparo do salgado. Recentemente, o estabelecimento laçou a coxinha na chapa, uma versão bem diferente da iguaria e que está fazendo o maior sucesso nas redes sociais. Um vídeo mostrando como o salgado é feito, publicado na última sexta-feira (9/11), alcançou mais de 4 milhões de visualizações no Instagram.
O viral não teve efeito apenas na internet, mas também impulsionou as vendas no estabelecimento. É o que afirma Fátima Dias, uma das proprietárias da padaria. Em entrevista ao site Pequenas Empresas e Grande Negócios, a empresária conta que o local chegou a vender 580 unidades em um fim de semana. "A gente já se preparava para o aumento da procura. Ao lançar o vídeo, a salgadeira já estava pronta.”, comentou.
Se você ficou curioso para experimentar a coxinha na chapa, mas não mora em São Paulo, não se preocupe. O TudoGostoso vai te ensinar como fazer essa versão diferenciada do salgado em casa de um jeito fácil para comer quando quiser. Confira!
Como fazer coxinha na chapa: preparo é rápido, fácil e fica uma delícia
De acordo com o vídeo que está viralizando nas redes sociais, o processo de preparo da coxinha na chapa é bem simples. Basicamente, tudo o que você precisa é de uma coxinha e um pouco de queijo cremoso, como catupiry. Depois, o salgado é levado para aquecer na chapa até formar uma crosta crocante.
Para fazer essa versão da iguaria em casa também é fácil. Você pode comprar uma coxinha pronta ou preparar por conta própria. Inclusive, aqui no TudoGostoso nós temos algumas receitas de massa de coxinha para você incluir os recheios da sua preferência.
Com a coxinha em mãos, é só dividir o salgado ao meio e acrescentar uma camada generosa de queijo. Se você não tiver catupiry, pode usar outro tipo de queijo da sua preferência, como requeijão, muçarela ou até queijo coalho.
Por último, leve a coxinha para a chapa ou na frigideira e pressione com uma espátula. Quando o queijo formar uma casquinha crocante, retire a coxinha do fogo e sirva imediatamente.
Padaria é conhecida por criar diversas versões de coxinhas
A Panetteria é conhecida por criar várias versões diferenciadas de coxinha. A mais famosa de todas é a ‘Super Coxinha’ de 1kg. O lançamento do salgado gigante foi acompanhado de um desafio: quem conseguisse comer a coxinha em até 10 minutos não precisava pagar pela iguaria. O sucesso foi tanto que a padaria começou a investir em outras opções de comidas em tamanhos maiores que o habitual, como o pão de queijo gigante, o misto quente de 7 kg e até um pão francês de 5 kg.
A padaria também é conhecida por criar versões temáticas de coxinha para vender em épocas específicas do ano. No Natal, o estabelecimento traz o “Coxitone," uma coxinha em formato de panetone; na páscoa, você encontra o "Ovo Colher Coxinha;" no Halloween, a "Coxibobora," uma coxinha de abóbora, e o "Chapéu de Bruxa," o salgado moldado em forma de chapéu; no Dia das Mães, o "Coração de Coxinha”. Já no período de festas juninas, quem bomba é o "Coxidog," uma coxinha com recheio de cachorro-quente.
Veja também:
Bolo caseiro de R$145 viraliza, mas a gente te ensina como fazer em casa gastando beeeeem menos!
Massa de coxinha SEM FARINHA DE TRIGO crocante: a mandioca é a estrela dessa receita fácil e crocante, o recheio você escolhe