• Entrar
  • Cadastrar
Como melhorar os camarões ao alho com um truque de um chef com estrela Michelin e conselhos de sua avó

Camarão e alho é uma combinação divina que fica ainda melhor se seguir essas dicas simples

O camarão com alho é um prato simples que fica mais intenso e gostoso com um truque de vó simples (Créditos: Shutterstock)

Praticamente todo mundo tem uma mãe e/ou uma avó que é mestre na cozinha e sempre prepara refeições deliciosas. Isso vale para qualquer um, desde quem sabe cozinhar o básico e nem ousa comparar com a comida da antecessora, até os mais experientes chefs de cozinha, como o chef Alejandro Serrano, dono de uma estrela Michelin.

Com um currículo repleto de sucessos, Alejandro Serrano conquistou sua primeira estrela Michelin aos 24 anos – o que o coloca entre os recordes de estrelados mais jovens no guia francês – mas enquanto busca a segunda estrela Michelin no restaurante que leva seu mesmo nome e pretende até 2024 abrir um estabelecimento mais casual na mesma região que se chamará Álex, ele não consegue deixar de falar de um prato: o camarão com alho.

Especificamente a receita de camarão com alho da sua avó Juana, que além de ser famosa pela sua tortilla espanhola na sua cidade natal, é a inspiração que serve a Alejandro para fazer um dos seus pratos mais conhecidos: o camarão branco de Huelva em dois tempos.

No primeiro prato, ele serve um ravióli líquido com caldo de cabeça de camarão e vinho. O segundo prato é uma tortinha de três camadas com camarão branco e camarão da região espanhola da Huelva com limão e picados numa espécie de creme. E em ambos os pratos, embora pareça que a alta gastronomia está a anos-luz da cozinha doméstica, há o toque da avó Juana. Descubra qual é esse truque de vó para fazer camarão que fez sucesso em restaurante com estrela Michelin e você pode replicar em casa.

O truque de vó para incrementar o camarão com alho

Especificamente no fundo de ambas as preparações e na imagem que Alejandro Serrano tem dos camarões com alho que a sua avó fazia no restaurante da família tem um truque simples que a avó Juana fazia e que podemos imitar para tornar as nossas receitas com camarão mais saborosas.

Nesse caso, Alejandro conta que o que sua avó fazia era “pegar uma frigideira e cozinhar muito bem esses camarões com alho, para depois adicionar meio limão espremido e um vinho perfumado com o fogo na potência máxima”.

O resultado, além de muito mais aromático e fresco, oferece ainda “um molho com muitas nuances e superpotente”, que vai além do perfil clássico do alho e da pimenta com que sempre temperamos os camarões. É um detalhe importante que valeu a homenagem no restaurante estrelado com uma com um prato duplo em que o ravióli representa o poder e a tortinha o toque sutil do limão. Na sua casa você não precisa reproduzir a receita do chef, basta usar a dica simples da avó dele para incrementar qualquer bom camarão com alho e óleo em casa.

Veja mais:
Benefícios e malefícios do camarão: 8 vantagens e desvantagens de comer o crustáceo queridinho dos brasileiros
Como temperar camarão: dicas infalíveis para deixar o alimento muito mais saboroso!
Com quantos anos você descobriu que esse é o jeito mais fácil de limpar camarão?

Temas relacionados