Diversos especialistas consideram que uma estrela Michelin é a maior honrária que um restaurante pode receber, sendo muitas vezes considerado o maior prêmio gastronômico. Para chegar a esse patamar, um estabelecimento precisa seguir inúmeras regras e normas no que diz respeito ao tipo de serviço que oferece, e isso não é uma tarefa fácil! Por isso, parece inimaginável que um restaurante devolva a estrela Michelin, mas foi o que aconteceu com o Il Giglio, que fica em Lucca, na Itália.
Restaurante italiano devolve estrela Michelin: entenda o que levou o estabelecimento a fazer isso
Para muitos, uma honra. Para os três chefs e sócios do restaurante Il Giglio, uma roupa que não lhes cabe mais. O restaurante manteve a estrela Michelin por cinco anos, quando os donos perceberam que a forma como o prêmio os obriga a conduzir o estabelecimento não é o que eles realmente querem ou que eles envisionaram.
Em entrevista para a Vanity Fair, Stefano Terigi, um dos sócios, deixou bem claro que a ideia é voltar às origens da casa. “Queremos voltar a ser um restaurante para todos, sem a pressão de ter que manter uma formalidade que não é nossa”. Junto a ele, Lorenzo Stefanini explica que o Il Giglio precisou seguir um estilo mais formal e mais técnico para atender aos requisitos do guia e, também, aos novos clientes que chegaram através dele. Segundo ele, todas essas regras impostas limitavam a espontaneidade no dia a dia.
Há 12 anos, quando os três sócios tomaram as rédeas do Il Giglio, a idea foi combinar as experiências deles para montar um local que priorizava o convívio e a alegria. Porém, com a estrela, o estabelecimento precisou realizar diversas mudanças que acabaram por afastar os visitantes locais. No final, a maior parte dos clientes eram turistas e pessoas com melhores condições financeiras, já que os pratos encareceram bastante.
Simplificando o menu
Após a devolução da estrela, o restaurante simplificou o menu, o que fez com que os preços caíssem e os clientes locais voltassem a frequentar o estabelecimento. Tudo isso na ideia de tornar o restaurante mais acessível sem perder qualidade. Segundo Stefanini, o menu degustação continua presente, mas, agora, todas as entradas chegam juntas, e os pratos principais ficarão mais tradicionais, como o risoto de legumes com alho selvagem. Para experimentar, o valor é de 60 euros, o que fica em torno de R$ 370.
Veja mais:
Esses restaurantes brasileiros têm estrelas Michelin e são deliciosos: descubra quais são e o que comer em cada