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Restaurante devolve estrela Michelin, maior prêmio da gastronomia, por um motivo muito simples (e inacreditável)

Estabelecimento perdeu clientes originais após as mudanças geradas pelo selo Michelin

Restaurante devolve estrela Michelin, maior prêmio da gastronomia, por um motivo muito simples (e inacreditável)

Donos de restaurante estrelado devolvem prêmio para resgatar pratos tradicionais (Créditos: Shutterstock)

Diversos especialistas consideram que uma estrela Michelin é a maior honrária que um restaurante pode receber, sendo muitas vezes considerado o maior prêmio gastronômico. Para chegar a esse patamar, um estabelecimento precisa seguir inúmeras regras e normas no que diz respeito ao tipo de serviço que oferece, e isso não é uma tarefa fácil! Por isso, parece inimaginável que um restaurante devolva a estrela Michelin, mas foi o que aconteceu com o Il Giglio, que fica em Lucca, na Itália.

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Para muitos, uma honra. Para os três chefs e sócios do restaurante Il Giglio, uma roupa que não lhes cabe mais. O restaurante manteve a estrela Michelin por cinco anos, quando os donos perceberam que a forma como o prêmio os obriga a conduzir o estabelecimento não é o que eles realmente querem ou que eles envisionaram.

Em entrevista para a Vanity Fair, Stefano Terigi, um dos sócios, deixou bem claro que a ideia é voltar às origens da casa. “Queremos voltar a ser um restaurante para todos, sem a pressão de ter que manter uma formalidade que não é nossa”. Junto a ele, Lorenzo Stefanini explica que o Il Giglio precisou seguir um estilo mais formal e mais técnico para atender aos requisitos do guia e, também, aos novos clientes que chegaram através dele. Segundo ele, todas essas regras impostas limitavam a espontaneidade no dia a dia.

Há 12 anos, quando os três sócios tomaram as rédeas do Il Giglio, a idea foi combinar as experiências deles para montar um local que priorizava o convívio e a alegria. Porém, com a estrela, o estabelecimento precisou realizar diversas mudanças que acabaram por afastar os visitantes locais. No final, a maior parte dos clientes eram turistas e pessoas com melhores condições financeiras, já que os pratos encareceram bastante.

Simplificando o menu

Após a devolução da estrela, o restaurante simplificou o menu, o que fez com que os preços caíssem e os clientes locais voltassem a frequentar o estabelecimento. Tudo isso na ideia de tornar o restaurante mais acessível sem perder qualidade. Segundo Stefanini, o menu degustação continua presente, mas, agora, todas as entradas chegam juntas, e os pratos principais ficarão mais tradicionais, como o risoto de legumes com alho selvagem. Para experimentar, o valor é de 60 euros, o que fica em torno de R$ 370.

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