• Entrar
  • Cadastrar
Como temperar camarão: dicas infalíveis para deixar o alimento muito mais saboroso!

Acerte na escolha dos temperos na hora de preparar camarão e garanta receitas deliciosas!

Veja como temperar camarão do jeito certo para garantir uma receita cheia de sabor! (Créditos: Shutterstock)

Você sabe como temperar camarão? O alimento pode ser consumido de diversas formas — frito, ensopado e até empanado — e a mistura de condimentos faz toda a diferença no sabor! Você nem precisa exagerar nas quantidades para garantir uma receita deliciosa. A combinação certa de ingredientes vai deixar a textura perfeita sem perder aquele frescor do fruto do mar. Confira a seguir dicas infalíveis para deixar o camarão muito bem temperado!

Alho

O alho é um ótimo tempero para o camarão. A escolha parece até óbvia, já que o condimento é usado em quase todas as receitas, mas no caso de frutos do mar, o alimento realmente ressalta bastante o sabor. A quantidade varia muito conforme o seu gosto, mas é preciso saber dosar bem para não roubar todo o sabor da comida. O ideal é usar picadinho, para incorporar bem antes de colocar o camarão no fogo.

Limão

O sabor cítrico do limão também ressalta o sabor do camarão e equilibra aquele gostinho de água salgada do alimento. O ideal é deixar o camarão marinando no suco da fruta antes do preparo, um processo que também vai ajudar o alimento com textura mais macia. A laranja também é uma boa pedida. Apesar de cítrica, é mais adocicada e vai dar um toque diferente no preparo.

Ervas

As ervas são uma boa pedida para fazer o camarão refogado ou ensopado. Na fritura, porém, pode não ser a melhor escolha porque queimam com facilidade. Manjericão, salsa, lemon pepper, alecrim e orégano são ótimas escolhas para temperar o camarão e garantir um prato mais aromatizado e saboroso.

Pimenta

A pimenta está presente em diversas receitas com camarão porque realmente combina e muito com o alimento. O sabor mais neutro não briga com o toque picante, que deve ser adicionado no final da receita, conforme o gosto do freguês. Pimenta-do-reino, pimenta-calabresa e a versão dedo de moça podem ser usadas sem nem pensar duas vezes!

Cuidado com o sal

O sal é essencial para temperar o camarão, mas precisa ser usado com cautela. O alimento é mais úmido e o tempero em excesso pode deixá-lo ressecado ou com textura borrachuda. O ideal é acertar o sal só depois da fritura ou no final do ensopado, para garantir que o alimento continue suculento, sem sofrer a desidratação.

Veja mais
Receita de vatapá de camarão rápido e cheio de sabor é perfeito para aquele almoço diferente
Camarão limpo em minutos sem sofrer: conheça o método definitivo e muito fácil!

Temas relacionados