O vatapá é um prato de origem africana que chegou ao Brasil junto com os escravos. Ao longo do tempo, ele foi sendo adaptado para o paladar e os ingredientes locais, e hoje é possível encontrar várias receitas diferentes de vatapá. Os dois tipos mais conhecidos são o vatapá paraense e o vatapá baiano, cuja diferença está não só no modo de preparo como nos ingredientes e na maneira de servir. Hoje vamos ensinar a receita de vatapá de camarão rápido, com ingredientes e modo de preparo que lembram o primo baiano. Confira a seguir!
Vem aprender como fazer um delicioso vatapá de camarão rápido para o almoço da família!
Receita de vatapá de camarão rápido: como fazer esse prato típico delicioso
Ingredientes:
4 pães
400 ml de água
100 g de castanha de caju
100 g de amendoim
3 colheres (sopa) de azeite de dendê
2 cebolas
1/2 kg de camarão seco descascado, sem cabeça e sem rabo
2 tomates
sal, cheiro-verde e coentro a gosto
2 pimentas-de-cheiro
Modo de preparo:
O vatapá de camarão é um prato que demanda tempo, e essa receita é uma adaptação para que possa ser possível fazê-lo em menos tempo do que normalmente levaria.
O primeiro passo é fatiar os pães franceses. Em seguida, adicione-os junto com a água no liquidificador, acrescentando as fatias aos poucos e batendo bem até que fique tudo triturado. Acrescente o amendoim e a castanha e bata tudo até ficar homogêneo. Reserve.
Em uma panela grande, adicione o azeite de dendê, a cebola picada e refogue em fogo médio até murchar. Depois, adicione o camarão seco sem casca, sem cabeça e sem rabo e misture tudo. Entre com o tomate picado, misture novamente e refogue bem por alguns minutos. Finalize acrescentando sal, o cheiro-verde, o coentro e a pimenta-de-cheiro. Misture bem, desligue o fogo e reserve.
Em outra panela a parte, coloque o creme de pão e cozinhe em fogo baixo até engrossar e desgrudar do fundo. Mexa sempre para não queimar. Quando engrossar, adicione azeite de dendê, misture e acrescente o refogado de camarão.
Acerte o sal, acrescente a pimenta malagueta, o leite de coco e misture tudo em fogo médio por mais 3 minutos. Desligue o fogo e já pode servir! Chega dar água na boca, né?
Se você quiser, também pode ser usado camarão fresco, já que o camarão seco pode não ser tão fácil de achar perto da sua casa. Há também quem goste de misturar os dois tipos, então fica a seu critério!
Qual a diferença do vatapá paraense para o vatapá baiano?
Como falamos anteriormente, o vatapá paraense e o vatapá baiano são os dois tipos mais populares no país, e a diferença entre eles vai para além do modo de preparo. Enquanto o vatapá paraense é feito de um caldo de camarão seco batido no liquidificador, o vatapá baiano usa pão amanhecido e amendoim para engrossar o prato. Por conta disso, o baiano costuma ter uma consistência mais grossa.
Outro detalhe importante é que o vatapá paraense é o prato principal, enquanto o vatapá baiano é servido normalmente como acompanhamento ou recheio do querido acarajé.
Veja mais:
Comidas que são patrimônio cultural brasileiro: veja quais delícias marcaram história no país
Receitas afro-brasileiras: veja essa lista maravilhosa e cheia de sabor