Todo mundo tem aquela comidinha favorita que não abre mão e que precisa estar no cardápio da semana, e é claro que isso não seria diferente com as celebridades. Hoje vamos falar da comida favorita do Leonardo DiCaprio, que é um dos alimentos mais consumidos no mundo inteiro, de todas as formas possíveis. Ficou curioso? Então continua lendo a matéria porque também vamos ensinar como fazer o prato favorito do DiCaprio em casa!
Você vai ver que fazer a comida favorita do Leonardo DiCaprio em casa é muito fácil!
Qual a comida favorita do Leonardo DiCaprio?
É comum o pensamento de que a comida favorita das celebridades será algo superdiferenciado, exótico ou caro, principalmente por terem condições financeiras melhores do que boa parte da população. Mas você sabia que esse não é o caso do Leonardo DiCaprio? A comida predileta do ator, diferente de seus affairs, carrega bem mais que 25 anos nas costas.
Para os curiosos de plantão, a resposta: a comida favorita do Leonardo DiCaprio é macarrão. Isso mesmo! Uma boa e velha macarronada e, para acompanhar, uma limonada bem gelada. Parece simples mas a verdade é que macarrão é um alimento muito versátil capaz de estrelar as mais variadas receitas com os mais diferentes ingredientes. Até uma modo de preparo aparentemente simples pode se tornar um prato de restaurante quando executado com perfeição. E hoje você vai aprender como fazer aquela massa para ninguém botar defeito!
Qual a origem do macarrão?
A origem do macarrão é muito incerta e cheia de controversas. Italianos, chineses e até árabes estão sempre na disputa para dizer que o prato é invenção deles, e não há como precisar. O que se sabe exatamente é que diferentes tipos de macarrão existem desde a Antiguidade, e cada nação teria sua versão da massa.
Contudo, existem duas teorias muito populares: a primeira, mais aceita pelos historiadores, é de que o macarrão teria chegado à Sicília através dos árabes quando eles conquistaram a maior ilha do território italiano durante o século 9; já a outra versão, que é a mais difundida, conta que o macarrão teria sido levado à Itália e ao Ocidente por Marco Polo durante suas viagens comerciais à China no século 18.
Independente de sua origem, a verdade é que o macarrão como conhecemos logo se tornou especialidade dos italianos, sendo um dos ingredientes mais famosos no país. No Brasil, o alimento chegou no século 19 trazido pelos imigrantes italianos, tornando-se extremamente popular por ser barato e fácil de preparar.
Nada como um belo prato de macarrão para deixar até o Leo DiCaprio feliz!
Afinal, quantos anos tem o macarrão?
Como contamos anteriormente, precisar a origem do macarrão é difícil, mas especula-se que o alimento tenha aí bem mais de mil anos nas costas e muitas mudanças ao logo do caminho, afinal, só a Itália produziu mais de 500 tipos de macarrão!
Como é feito o macarrão?
Os ingredientes essenciais para ter uma massa de macarrão são farinha de trigo e água, e ocasionalmente ovos. Aqui no Brasil, a maioria das marcas utilizam ovos e, algumas vezes, corante natural, para garantir aquela cor amarelada.
Como fazer macarrão (e outras massas) com perfeição
Vamos combinar que quase todo mundo sabe fazer macarrão, e se não sabe, a gente vai mostrar que não tem mistério e você consegue fazer o prato favorito do Leo DiCaprio em casa com facilidade. Para isso, basta seguir as dicas e receitas do TudoGostoso!
Escolha uma farinha de qualidade
Quando a gente fala de farinha de trigo, todo mundo logo pensa naquela farinha que usamos no dia a dia para fazer bolos, panquecas e crepes, mas a verdade é que esse não é o tipo mais indicado para preparar massas frescas, não. Quer dizer, você pode até fazer massa fresca na sua casa usando farinha de bolo, mas a farinha mais indicada é a farinha de trigo tipo 0. O problema é que esse tipo de farinha é bem caro, bem difícil de encontrar no Brasil e, na maioria das vezes, encontra-se apenas farinhas importadas. Calma, nada de desespero! Para fazer massa fresca em casa você pode usar farinha de trigo tipo 1 ou semolina de trigo que também entregaram a textura e o sabor perfeito para os seus pratos!
Fique atento ao tempo de cozimento
Para deixar o macarrão e outras massas no ponto perfeito, ou seja, al dente, você deve seguir as recomendações descritas na embalagem. Isso serve tanto para as massas secas que ficam nas prateleiras quanto para as massas frescas que ficam refrigeradas no mercado. É especialmente importante ler bem as instruções no caso das massas frescas porque elas ficam prontas bem mais rápido. Se a sua massa fresca for caseira, fique de olho e vá experimentando constantemente para ter certeza do ponto. Em média, ela demora 6 minutos para ficar al dente.
Muita água e salgada igual o mar
Uma das dicas mais valiosas na hora de fazer macarrão é usar a quantidade certa de água. Você sabia que a quantidade ideal é de 1 litro para cada 100 g de massa? Pois é! Quando a quantidade de água é menor do que o recomendando, o macarrão acaba ficando todo grudado, inclusive no fundo da panela; e é por isso que muitas pessoas usam óleo na água do cozimento, para impedir que grudem. Para que não seja preciso adicionar óleo, coloque a quantidade de água correta e você verá que a sua massa ficará muito mais gostosa.
Muitos chefs falam que a água do macarrão precisa ser salgada igual água do mar e é verdade! Para que o seu prato não fique insosso, certifique-se de adicionar uma boa quantidade de sal na água.
Óleo na água do cozimento do macarrão nem pensar
Como a gente disse acima, muitas pessoas usam óleo na água do cozimento como alternativa para que ele não grude. O problema é que o óleo forma um tipo de camada impermeável na massa, impedindo que ela se misture bem aos molhos. Ou seja, por conta dessa camada, o molho "escorre" pela massa, sem conseguir se "prender", e ainda deixa a massa com aquela textura babada que ninguém gosta! Você não imagina um ator que ganhou o Oscar como o Leonardo DiCaprio comendo aquele macarrão todo babado, né?!
Molho primeiro, depois a massa
Por último, uma dica crucial é sempre preparar o molho antes de cozinhar a massa. O TudoGostoso vai sempre bater nessa tecla! Isso porque a massa deve ser acrescentada ao molho assim que for retirada da água. Caso você demore para colocar o molho, a massa começa a ficar ressecada e toda grudada. Por DiCaprio, não façam isso!