Uma das melhores coisas que a Itália deu para o mundo é a massa. Seja lasanha, pizza ou macarrão, é praticamente impossível encontrar alguém que não ame uma boa comida italiana. Aqui mesmo no TudoGostoso você aprende como fazer vários pratos com influência do país, como penne a la vodca, espaguete a bolonhesa, lasanha quatro queijos e muito mais. Hoje vamos ensinar a receita do fettuccine alfredo, uma massa muito fácil de fazer. Vem aprender!
Veja como fazer fettuccine alfredo em 25 minutos e tenha um jantar incrível sem esforço!
Receita de fettuccine ao molho alfredo fácil
Ingredientes:
1 ½ xícaras de chá de leite
1 colher de sopa de maisena
1 caixinha de creme de leite
½ xícara de queijo parmesão
4 colheres de sopa de manteiga
300 g de fettuccine (cozido em 3 litros de água e 1 colher de chá de sal)
sal e grãos de pimenta-do-reino amassados a gosto
Como fazer fettuccine alfredo:
O fettuccine alfredo é um dos pratos de massa mais fáceis de fazer, pode confiar que qualquer um consegue! O primeiro passo consiste em adicionar a maisena na panela, com o fogo ainda desligado, e acrescentar um pouquinho do leite. Com ajuda de um garfo ou um batedor de arame, misture esses dois ingredientes até que o amido tenha sido completamente dissolvido. Entre com o restante do leite e misture tudo muito bem.
Agora, sim, ligue o fogo e cozinhe em fogo médio para baixo, mexendo sem parar, até que você note que começou a engrossar. Nesse momento, já pode desligar o fogo e, ainda sem parar de mexer, entrar com o creme de leite aos poucos, até obter um molho homogêneo. Em seguida, acrescente o queijo e a manteiga e volte com a panela para o fogo mínimo, mexendo rápido para derreter ambos.
Acrescente o sal e a pimenta-do-reino, mexa apenas para misturar, desligue o fogo e está pronto! Inacreditável como é fácil, né? Agora é só acrescentar a massa, caprichar no queijo ralado salpicado e se deliciar!
Ah, e algumas dicas aqui para você: apesar da receita só falar de sal e pimenta, você pode usar a imaginação e acrescentar demais temperos que você goste, como noz moscada, páprica, curry e até ervas como cebolinha, manjericão e orégano.
Outro detalhe está na hora de cozinhar o macarrão. A gente sabe que é muito fácil, mas vale lembrar que você não precisa colocar óleo na água do cozimento se seguir a proporção de 1 litro para cada 100 g. O óleo na água cria uma película em volta da massa que impede o molho de "grudar", o que não é muito legal! Além disso, para garantir que o ponto da massa estará certo, siga as instruções da embalagem.
É importante que o molho e a massa fiquem prontos juntos. Caso isso não seja possível, dê preferência para preparar o molho primeiro, já que a massa fica toda grudada quando esfria sem molho, formando uma massaroca desagradável.