A air fryer é um eletrodoméstico muito prático que está facilitando a rotina de todo mundo. Ela possibilita preparar as mais diversas receitas, como salgadinhos e bolos; e ela é especialmente perfeita para quem deseja diminuir o consumo de frituras. Pensando nisso, trazemos uma receita que é normalmente frita e que todo mundo adora para você fazer na sua air fryer: bife à milanesa. Seja frango, carne, porco, peixe ou legumes, todo mundo ama esse tipo de empanado. Então chegou a hora de aprender com o TudoGostoso como fazer bife à milanesa na air fryer. Se liga!
Bife à milanesa crocante e sequinho feito na air fryer
Como fazer bife à milanesa na air fryer?
Existem muitas maneiras de fazer receitas à milanesa, com diferentes tipos de empanados e diferentes tipos de cozimento. Algumas pessoas fritam por imersão, com bastante óleo, enquanto outras usam apenas um pouquinho na frigideira; e ainda há quem faça no forno. Logo, é claro que também seria possível fazer uma milanesa deliciosa na air fryer.
Você pode empanar o seu alimento da maneira que preferir para ser cozido na air fryer. Porém, caso você queira fazer o empanado de tempurá, o ideal é usar forminhas de silicone ou até mesmo a panelinha que alguns modelos de air fryer possuem, já que ele é mais líquido. Os outros tipos de empanados mais sequinhos podem ir direto na grelha sem problemas!
Mesmo que a ideia de fazer a milanesa na air fryer seja para consumir menos óleo, você pode adicionar um fiozinho de azeite sobre o bife à milanesa, por exemplo, que irá ajudar a deixar o seu prato mais gostoso, suculento e crocante. E nem vamos falar dos benefícios do azeite, né?
Enquanto você estiver empanado, coloque a air fryer para pré-aquecer por 5 minutos em potência máxima, que costuma ser de 200º C. Logo depois, coloque os alimentos à milanesa e deixe cozinhar por 10 a 15 minutos, conferindo se está do jeito que você gosta. Viu como é fácil?
Dica para o empanado ficar muito crocante
Para que o bife à milanesa fique realmente bem crocante, a melhor forma de fazer o empanado é passando na farinha de trigo, depois no ovo, então na farinha rosca ou panko, e repetir os dois últimos passos. É quase um empanado duplo, que garante mais suculência à carne graças ao ovo e também deixa a crostinha bem mais crocante.
Para os veganos que forem usar legumes, o ovo pode ser substituído por água tranquilamente que o efeito será o mesmo, só terá mudança no sabor.
Como escolher a carne para fazer bife à milanesa
A carne para o bife à milanesa precisa ser mais macia, não pode ser uma carne muito dura que demore muito tempo de cozimento para amaciar, como o peito de boi por exemplo. Cortes como alcatra, contrafilé e maminha são sempre uma ótima opção, mas se você desejar uma carne mais em conta, o coxão mole e a fraldinha também ficam perfeitas! No caso do frango à milanesa, a parte mais usado é o peito de frango ou cortes derivados dessa parte, como filé de peito e sassami.
Ninguém resiste uma receita à milanesa!