• Entrar
  • Cadastrar
Colesterol controlado com apenas uma farinha: parece mágica, mas é o principal benefício do...

Nutricionista explica o real efeito deste alimento rico em fibras solúveis para o organismo 

Colesterol controlado com apenas uma farinha: parece mágica, mas é o principal benefício do...

Essa farinha é uma ótima aliada da redução do colesterol, garante nutricionista (Foto: Shutterstock)

Buscar uma alimentação saudável, evitando certos alimentos, é o fator chave para evitar diversas doenças crônicas. Para quem deseja ter mais longevidade, algumas estratégias são necessárias, como aponta Harvard. E isso significa, entre outras iniciativas na rotina, praticar ativdades físicas regulares e cuidar da alimentação.

Se a questão é o colesterol alto, ou uma predisposição para esse problema, o ideal é seguir uma dieta - com orientação de um profissional de saúde - para evitar os alimentos que possam aumentar as taxas de colesterol "ruim" e incluir os alimentos que ajudem a reduzir essas taxas.

E é por isso que muita gente está consumindo o psyllium, pensando nos seus benefícios para o corpo e para a saúde cardiovascular. Esse nutricionista garante que essa farinha realmente dá resultado!

Entenda por que o psyllium é tão eficiente na redução do colesterol

Segundo o nutricionista Tiago Carnevale (@capitaotiagocarnevale_nutri), talvez a principal ação do psyllium na saúde seja a redução dos níveis de colesterol, embora ele seja muito popular como aliado da perda de peso.

"Pelo fato dele sequestrar sais biliares no nosso intestino, fazendo com que o LDL de colesterol seja reduzido. Eu te recomendaria o psyllium para essa finalidade, para a redução dos seus níveis de colesterol", explica o especialista.

Nutri não recomenda psyllium para quem tem prisão de ventre

No entanto, o nutricionista não recomenda o consumo do psyllium para resolver problemas de prisão de ventre: "Pelo fato de ser um tipo de fibra solúvel e são as fibras insolúveis que contribuem com a formação do bolo fecal."

Isso significa que se você deseja melhorar a prisão de ventre, procure alimentos ricos em fibras insolúveis. Essas fibras têm como principal benefício melhorar o trânsito intestinal e combater a prisão de ventre.

Conforme explica o nutricionista, esse tipo de fibra aumenta o volume das fezes e estimula os movimentos peristálticos.

Veja mais!

Os reais benefícios do suco de berinjela para o controle do colesterol: faça a receita do jeito certo

Benefícios e malefícios da aveia: saiba por que comer o cereal todas as manhãs, quanto consumir e cuidados no consumo

Temas relacionados