• Entrar
  • Cadastrar
Não é mágica, é chá: aprenda a fazer bebida que controla o colesterol e reduz a retenção de líquido

Os chás são excelentes alternativas para tratar mal-estar e outras condições de saúde. Conheça mais sobre a bebida que auxilia no controle do colesterol e da retenção de líquido.

Chá de carqueja tem ação diurética e reduz os níveis do colesterol ruim. (créditos: Shutterstock) 

A carqueja é uma planta medicinal com propriedades diuréticas. Além disso, ela também é conhecida por ajudar a regular a pressão arterial e os níveis de açúcar no sangue. Por esse motivo, é considerada uma grande aliada de quem tem problemas de retenção de líquido e colesterol alto. A melhor forma de aproveitar seus benefícios é por meio do seu chá. Embora não substitua um tratamento regular indicado por um profissional, o consumo da bebida contribui para o controle dos níveis de LDL - o colesterol ruim - e estimula o fluxo urinário, combatendo o inchaço no corpo.

Saiba mais sobre os benefícios do chá de carqueja e como fazer.

Carqueja: benefícios e utilidades

A carqueja costuma ser utilizada no preparo de chás e infusões por conta das suas propriedades farmacológicas. A planta é originária da América Latina e não possui flores, apenas hastes que podem ser comercializadas trituradas ou em formato de óleos essenciais e de suplementos alimentares. A carqueja também é usada como ingrediente aromático na cozinha.

Uma das principais benefícios da carqueja é sua capacidade de aliviar sintomas relacionados à má digestão, como desconforto abdominal, sensação de queimação, flatulência e náuseas. Outra característica da carqueja é seu efeito diurético. A planta possui grandes quantidades de flavonóides que estimulam a eliminação de líquidos por meio da urina, combatendo o inchaço e a retenção de líquido.

A carqueja também pode ser utilizada como remédio caseiro para regular a pressão arterial e os níveis de colesterol ruim no sangue. A planta ainda tem efeito hipoglicemiante, o que beneficia pessoas com diabetes.

Chá de carqueja: bebida oferece todos os benefícios da planta

A forma mais comum de consumir a carqueja é pelo seu chá. Basta colocar algumas hastes de carqueja em uma xícara com água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Depois, é só coar e beber quente ou frio.

Assim como qualquer erva, a carqueja deve ser consumida com moderação. O excesso pode causar queda na pressão e nos níveis de açúcar no sangue e desencadear quadros de hipoglicemia, principalmente em diabéticos.

O chá de carqueja também deve ser evitado por grávidas, pois a planta estimula contrações uterinas que podem levar a sangramentos e, em casos graves, perda gestacional.

Veja também:


Gorduras boas: entenda como oleaginosas, sementes e peixes podem baixar o colesterol ruim
Chás diuréticos: confira 8 chás que ajudam a desinchar

Temas relacionados