Nem toda fritura precisa ser extremamente gordurosa e muito menos isso é sinônimo de comida boa. Você pode fazer um verdadeiro fast food em casa usando a airfryer e ter lanches práticos e saborosos em casa sem precisar de tanto óleo. Dá para fazer batata na airfryer, frango frito, hambúrguer e até o bacon que combina com todos os outros pratos!
Fazer bacon em casa não é difícil e o método mais tradicional envolve botar a carne de porco na panela para fritar. Mas esse método levanta muita gordura e fumaça que poderiam ser evitados. Dá até para fazer um bacon sem fumaça usando o micro-ondas, mas ele não fica tão crocante. É aí que entra a fritadeira elétrica, a perfeita substituta para qualquer fritura. Confira no TudoGostoso como você pode preparar um bacon na airfryer que fica crocante e dourado na medida certa.
Como fazer bacon na airfryer?
A receita de bacon na airfryer começa com a carne de porco fatiada. Você pode comprar já fatiada no mercado ou cortar por conta própria. O mais importante é que as fatias sejam bem fininhas e o mais uniformes possíveis para garantir uma fritura uniforme. Se for comprar fatiado, procure com o nome de panceta, que vem nas fatias perfeitas para o bacon. Barriga de porco teoricamente é a mesma coisa, mas costuma ser cortado mais grossa para torresmo. O truque para fatiar o bacon em casa com perfeição é congelar a carne por 10 minutos para ficar mais firme e usar uma faca bem afiada.
Assim como é indicado em qualquer receita na airfryer, é importante preaquecer o aparelho. Neste caso, 3 minutos em temperatura máxima é o suficiente. Ao colocar as fatias de bacon no cesto da airfryer, tenha cuidado para que uma não fique sobre as outras. Elas podem ficar bem juntas lado a lado que não é problema, mas não podem se sobrepor para a fritura ser perfeita e por igual. A quantidade de fatias que cabe depende do seu aparelho, mas em média de 4 a 6 por vez costuma ser o normal.
Deixe a fritadeira elétrica em 180ºC para fritar o bacon. O tempo de preparo depende de como você gosta mais desse petisco. Se preferir ele bem sequinho, o tempo total será de 10 minutos. Mas se gosta dele mais úmido e suculento, deixe menos tempo. A dica é, na metade do tempo, abrir a gaveta da airfryer e checar o ponto. Não precisa mexer nem virar que ele frita por igual sozinho. Também não é necessário adicionar nenhum tipo de óleo ou azeite porque a gordura da própria carne de porco cumpre a função.
Quando estiver pronto, o bacon na airfryer estará enrugadinho igual ao da frigideira. Ele fica com uma espuma da gordura dele próprio, mas você pode secá-lo para tirar o excesso colocando em cima de um papel-toalha. Passe o papel-toalha por cima também para secar. Ele fica crocante e bem dourado. Perfeito para comer como petisco, botar no seu hambúrguer na airfryer ou por cima da batata frita com queijo e bacon.
Veja mais:
É bacon ou não é? Confira a nova regra do rótulo e entenda se você está comprando o alimento certo
Como escolher as melhores carnes para hambúrguer caseiro
Pouco tempo para cozinhar? 8 receitas fáceis e deliciosas para fazer na airfryer