• Entrar
  • Cadastrar
A melhor sobremesa de Paraty não está nos restaurantes: esses doces deliciosos são até patrimônio imaterial

Os doceiros de Paraty adoçam as ruas do Centro Histórico com suas receitas caseiras irresistíveis

Passeie pelas ruas de pé-de-moleque e logo vai encontrar os melhores doces de Paraty (Créditos: Fernanda Laskier/TudoGostoso)

Paraty é uma cidade no litoral do Rio de Janeiro com passeios imperdíveis e festas de sobra, como o Festival da Cachaça e a FLIP, Feira Literária Internacional de Paraty. Mas a cidade também esconde outras maravilhas e uma coisa que costuma ficar de fora dos roteiros de viagem são os doces de Paraty. Mesmo quem se programa e escolhe bons lugares para comer em Paraty pensa mais nas delícias caiçaras salgadas com frutos do mar, sanduíches e massas do que nas sobremesas.

Mas isso é um erro, já que os doces de Paraty são deliciosos e se você não prestar atenção pode acabar não encontrando os melhores. Afinal, os doces mais saborosos que são até patrimônio não ficam nos restaurantes mais badalados. Descubra no TudoGostoso onde comer a melhor sobremesa de Paraty para você não perder essa doçura durante a sua viagem.

Onde encontrar os melhores doces de Paraty?

A melhor sobremesa de Paraty não tem endereço fixo, mas não é tão difícil de encontrar quanto parece. Estamos falando dos deliciosos doces caseiros vendidos em barracasmóveis e feitos pelos doceiros de Paraty. Tradição em muitas cidades como Paraty, esses vendedores estão todos os dias pelas ruas, faça chuva ou faça sol, vendendo iguarias açucaradas em assadeiras de alumínio arrumadas dentro de um carrinho que levam até o ponto de venda da vez.

Os doceiros de Paraty fazem parte da cultura da cidade há décadas e ficam normalmente nas partes mais movimentadas da cidade e perto de restaurantes, bem no Centro Histórico. A maioria deles fica na Praça da Matriz e nas proximidades, bem perto da Igreja da Matriz de Nossa Senhora dos Remédios. Eles dividem o espaço com vendas de artesanato e mesas dos restaurantes, surgem logo cedo e desmontam toda noite.

Os doces dessas barracas são tão tradicionais e sempre tão saborosos que viraram até Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro em 2018. A qualidade, é claro, ninguém discute, afinal estamos falando de Paraty, que faz parte da Rede de Cidades Criativas pela gastronomia da UNESCO.

Os doces de Paraty são bem caseiros e feitos com receitas de família (Créditos: Fernanda Laskier/TudoGostoso)

Que doces comer em Paraty?

A gastronomia de Paraty é típica caiçara e, assim como em muitos lugares no Brasil, tem receitas que misturam a comida portuguesa, os sabores africanos e a herança indígena. Também é uma cidade conhecida pela comida caseira, nos restaurantes familiares e nas cachaças artesanais. As sobremesas dos doceiros de Paraty também tem esse gosto de história e tradição que combinam com as ruas de casas centenárias e ruas de pé-de-moleque.

Inclusive, você pode encontrar até comer o doce pé-de-moleque bem cremoso por lá. Uma das receitas mais comuns entre os barraqueiros é a cocada, que pode ser encontrada de várias formas, como a cremosa, de corte e de fita. Quem gosta de chocolate vai amar o brigadeiro graúdo que eles vendem e também a brasileiríssima palha italiana.

O quindim, a queijadinha, a rapadura e o cuscuz doce também são figurinhas carimbadas nas barracas dependendo de onde for. E, claro, não faltam bolos deliciosos de chocolate, de maracujá, de limão, de cenoura, de aipim… Tem para todos os gostos! Se quiser provar um por dia durante a viagem vai poder passar vários dias sem nem repetir.

Veja mais:
Não vá a Paraty sem ler essas dicas que vão transformar a sua viagem
Pertinho de Paraty, essa cidade paulista é um refúgio de charme europeu, natureza e boa gastronomia
Drink Jorge Amado: aprenda como fazer o coquetel que é sensação no Festival da Cachaça de Paraty

Temas relacionados