Jorge Amado foi um dos grandes escritores brasileiros, com diversas obras consolidadas e premiadas em seu nome. Uma de suas mais famosas criações é o romance Gabriela, Cravo e Canela, que contou com uma novela da TV Globo em 1975, na qual Sônia Braga protagonizou Gabriela. Foi para homenagear a atriz que a cachaça Gabriela nasceu, na cidade de Paraty, onde a novela foi filmada. Anos depois, em 2014, uma bartender da cidade voltou a homenagear a literatura brasileira ao criar o drink Jorge Amado, em que o principal ingrediente é a famosa cachaça.
Feito com limão, maracujá, açúcar e Gabriela, Cravo e Canela, o drink se tornou original da cidade fluminense quando a criadora, Camila Paiva, ganhou o Campeonato de Coquetéis com Cachaça de Paraty. Para quem não conhece, a aguardente é feita de melado, cachaça, cravo e canela, claro, os dois ingredientes principais que ajudam a saborizá-la e que dão o nome! Em pouco tempo, o drinque alcoólico saiu de Paraty para conquistar o mundo, e pode ser encontrado em diversos bares e restaurantes de outras cidades do Rio de Janeiro, e até em alguns bares de São Paulo.
Receita do coquetel Jorge Amado: aprenda como fazer o drink que é sucesso no Festival da Cachaça
Ingredientes:
- 1 limão tahiti
- polpa de 1/2 maracujá
- 1 colher (chá) de açúcar
- 50 ml de cachaça Gabriela
- 50 ml de cachaça branca comum (opcional, não está na receita original)
- gelo a gosto
Modo de preparo:
Preparar o drink Jorge Amado é tão fácil quanto preparar uma caipirinha.
- O primeiro passo é cortar o limão, removendo a casca e a parte branca do interior, que costumam amargar as bebidas.
- Adicione em uma coqueteleira, junte o açúcar e a polpa de maracujá.
- Com ajuda de um pilão, macere bem, como se estivesse fazendo uma caipirinha.
- Adicione a cachaça e o gelo e feche a coqueteleira.
- Misture bem e sirva em um copo de caipirinha.
Por conta das sementes do maracujá, você pode coar o drink se preferir. Nos restaurantes e bares de Paraty, você encontra o coquetel servido das duas formas, mas vamos combinar que pode ser levemente inconveniente quando ele é servido com sementes.
Veja mais:
O que tem no Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty além da pinga? Veja a programação completa!