• Entrar
  • Cadastrar
9 receitas com truta: peixe primo do salmão é macio, versátil e fácil de fazer
Truta tem carne de sabor leve e é fácil de preparar. Confira receitas deliciosas com o peixe!

Quer sair da mesmice e preparar uma receita diferente para o almoço ou jantar? A truta pode ser uma ótima opção! Esse peixe de água doce tem sabor leve, carne bem macia, quase não tem espinhas e é conhecido como um "primo do salmão" porque ambos fazem parte da família dos salmonídeos.

A truta é tão versátil que pode ser grelhada, cozida e até assada. Os acompanhamentos também variam conforme a sua preferência: vão desde molhos com castanhas até legumes variados. Confira abaixo receitas que dão água na boca que vão te inspirar a fazer esse peixe em casa!

Truta é um peixe versátil que pode ser preparado no forno, grelhado ou na brasa

Truta grelhada com castanha de caju

Vinte minutos são suficientes para fazer essa receita deliciosa! Os filés de truta são grelhados na frigideira, sem mistério! O toque especial fica por conta do refogado com castanha, cheiro-verde e alho-poró.

Truta ao forno com molho de creme de leite

O molho branco deixa esse prato bastante cremoso e o preparo no forno facilita muito o passo a passo da receita. Aqui basta temperar a truta e depois colocar o peixe num refratário com o creme de leite enriquecido com cebola, tomate, pimentão, coentro, cebolinha e salsa em tamanhos pequenos. Você deixa no forno até dourar e depois é só servir!

Truta no vapor com ervas e vegetais

Cozinhar a truta no vapor vai deixar o peixe com a carne ainda mais macia e o sabor leve. Esse passo da receita leva apenas 8 minutos. O brócolisrefogado, as batatas cozidas e o arroz feito na hora complementam esse prato.

Truta com molho de alecrim

O alecrimé usado para preparar uma marinada que dá um sabor diferenciado para a truta. O preparo não tem segredo: deixe o peixe descansar com a erva por um hora e depois é só colocar no forno por 15 minutos regado de um copo de vinho.

Truta grelhada com alecrim e pimenta

Os fãs de pimenta e alho vão adorar essa receita. A truta fica marinando com alho, azeite, sal e pimenta-branca. A pimenta dedo-de-moça vai por cima. Depois que o peixe absorve todos os temperos por uma hora, é só grelhar na frigideira.

A truta combina com diversos acompanhamentos, principalmente legumes e cogumelos

Truta com maçã verde

Peixes combinam muito com receitas agridoces. A maçã verde dá esse toque especial nessa receita com truta. Fica pronto no forno depois de uma hora.

Truta assada na brasa

A brasadá um gosto defumado e diferenciado para a truta. O peixe assa por cerca de 20 minutos após ser temperado com alho, hortelã, pimenta, manjericão, suco de limão e sal.

Truta recheada

Nessa receita a truta já sai do forno recheada com uma saborosa farofa de ervas. O peixe assa em 20 minutos e pode ser servido com um arroz simples ou legumes.

Truta na cama de legumes

A vantagem desse preparo é que os legumes assam com o peixe e podem ser servidos juntos. Você forma uma camada de batatas, pimentões, cebola e cenoura na assadeira e depois é só colocar a truta temperada por cima. Fica pronto em uma hora.

Veja mais

10 molhos para filé de frango: receitas práticas para deixar as refeições da semana mais gostosas

Semente de tomate dá pedra nos rins? Entenda se pode ou não comer a sementinha!

Temas relacionados