• Entrar
  • Cadastrar
8 animais que você provavelmente não sabia que eram comestíveis
O TudoGostoso quer saber: qual desses animais exóticos você comeria?

Vaca, porco, frango, peixe e alguns frutos do mar são os animais que mais consumimos no dia a dia no Brasil. Porém, eles estão longe de serem os únicos animais consumidos no país e no mundo. E não estamos falando de bichos populares mas pouco consumidos, como coelho, pato e cordeiro, não! Ficou curioso? Então vem que o TudoGostoso te conta 8 animais que você não sabia que eram comestíveis!

animais que você não sabia que eram comestíveis: cavalo Carne de cavalo fatiada e crua

Animais diferentes que você não sabia que eram comestíveis

1. Cavalo

É verdade, a carne de cavalo é bem popular em alguns países da Europa, como a França. A carne é tão consumida lá que existem até açougueiros especializados em carne de cavalo. É estimado que cerca de 4 milhões de cavalos são consumidos por ano pelos países que possuem a tradição.

No Brasil, apesar de não comermos carne de cavalo, eles são abatidos e produzidos para exportação, principalmente para Hong Kong, China e Rússia. Sim, é legal no nosso país, porém é preciso ter uma autorização especial para isso, para garantir a segurança e qualidade da carne. Apenas 5 estabelecimentos são autorizados no Brasil e estão inscrito no Serviço de Inspeção Federal para fabricação de carne de cavalo.

2. Rato

Para os brasileiros, consumir rato pode parecer uma prática estranha e até nojenta. Porém, a carne de rato é uma iguaria muito famosa em países da Ásia, África e até das Américas. Nas áreas rurais do Vietnã, esse animal riquíssimo em proteína é servido com palitos de muçarela. O sabor lembra porco, e a carne é bem macia.

Agora, os ratos que são consumidos não são esses de rua, não, viu? Existem muitas espécies de ratos, e esses animais são criados com cuidado para o consumo. Apesar de o consumo desse tipo de animal ter se dado pela escassez de alimentos em diversos momentos da história mundial, atualmente, ele é consumido por prazer, e sua carne chega a ser mais cara que a carne do frango na Ásia!

3. Elefante

Além do marfim, os elefantes também são caçados para o consumo de sua carne. Contudo, o consumo desse animal não é tão comum como os anteriores, sendo usado apenas em alguns locais da África e na Tailândia. Viajantes do século 17 já falavam da famosa carne de elefante, relatando ser muito saborosa. O problema é que ela precisa ser cozida por muito tempo, cerca de 15 horas!

4. Bicho-da-seda

Não é só para produzir a seda que os coreanos utilizam esse inseto. Na Coreia do Sul, o bicho-da-seda é um prato altamente popular. A maneira mais comum do consumo desse inseto é empanado e frito, sendo vendido até em espetinhos.

animais que você não sabia que eram comestíveis: bicho-da-seda Espetinhos de bicho-da-seda

5. Formiga

Você sabia que até no Brasil é comum comer formiga? Sim! Rica em proteínas e consumida no interior das regiões Norte e Nordeste, a formiga tanajura é a queridinha, uma herança da cultura indígena na gastronomia. Por aqui, é comum que ela seja comida frita na manteiga com farinha de mandioca. Também chamada de içá, o escritor Monteiro Lobato chegou a compará-la com o caviar.

Outras espécies de formiga são consumidas no mundo inteiro. Na Austrália, é consumida a formiga do mel, que possui uma barriga bem grande e dizem ser bem docinha. Já na França, por exemplo, você encontra para comer formigas cobertas com chocolate.

6. Pombo

Muitas pessoas ficarão com nojo agora, mas a verdade é que o consumo de carne de pombo é milenar em alguns locais do mundo. No Brasil, não há registros de abatedouros de pombos legais, mas algumas regiões rurais do Rio Grande do Sul comem um tipo chamado pombo do mato, que é caçado.

A tradição milenar data do Antigo Egito, e essa ave é consumida no país até hoje. Comer pombo é popular em diversos países do Oriente Médio, Ásia e países da Europa como França, Escandinávia e Itália. Alguns estudiosos afirmam que os pombos que temos nas Américas foram trazido para cá para alimentar a colônia.

Mas calma! O pombo consumido não é esse encontrado nas ruas. Por questões de segurança alimentar, os pombos que são comidos nesses países são criados em cativeiro.

7. Cobra

É isso mesmo. Em alguns lugares do mundo, a cobra é uma carne muito apreciada. Ela é conhecida por conter diversos benefícios para o corpo humano, além de ser uma carne magra, de baixíssima caloria e com pouca quantidade de gordura.

Nos Estados Unidos, ela é consumida num churrasquinho com pimentão. Já no Oriente, por exemplo, o vinho de cobra é muito consumido e conhecido por conter propriedades que auxiliam na queda de cabelo e na insônia. No Vietnã e na China, a cobra é comida frita.

8. Camelo

Finalizando a nossa lista, temos o camelo. A carne desse animal, por mais surpreendente que pareça, é consumida há séculos em nos países árabes. Isso acontecia quando havia escassez de alimentos, e o camelo acabou se tornando uma fonte de proteína para muitos povos. Atualmente, ela ainda é consumida, principalmente na Somália, Egito, Cazaquistão e Arábia Saudita. Na Austrália, por exemplo, carne de camelo também pode ser encontrada e, um dos pratos mais comuns por lá é a lasanha de camelo.

A parte mais procurada desse animal é a corcunda, que é mais gordurosa e saborosa, mas o camelo pode ser consumido por inteiro, chegando a ser tradição em alguns eventos como casamentos. O mais comum, no entanto, é encontrar a carne de camelo moída, sendo utilizada em hambúrgueres e molhos.

E depois de saber disso tudo, conta para gente: você teria coragem de comer algum desses?

Veja mais:

Comidas exóticas pelo mundo: conheça 10 pratos peculiares

5 frutas exóticas das quais você nunca ouviu falar

Temas relacionados