Coloque em um refratário as coxas e sobrecoxas de pato junto com as cabeças de alho cortadas ao meio sem pele, as folhas de louro, tomilho, sal grosso e os grãos de pimenta do reino, cubra com azeite vegetal e tape o refratário com papel alumínio. Cozinhe no Forno pré aquecido a 180C por aproximadamente 2 horas.
Molho:
Descasque a cebola e a cenoura e corte ambas em pequenos cubos.
Tire a pele e pique os dentes de alho.
Em uma panela aqueça o azeite de oliva com a manteiga e frite a cebola, uma vez transparente incorpore o alho junto com a cenoura.
Quando a cenoura estiver cozida regue com o vinho do porto, cozinhe uns 2 minutos mais e incorpore o caldo de pato quente, cozinhe durante 20 minutos mais.
Logo coe o molho levando o suco novamente a panela e ao fogo até que fique espesso.
Creme de Batatas:
Em uma panela com bastante água e sal cozinhe as batatas descascadas e cortadas em cubos.
Uma vez cozidas faça um purê liso.
Incorpore ao pure os 50g de manteiga junto com o leite quente, misture e salpique com pimenta, noz -moscada e 2 colheres do molho, misture novamente e passe no mixer até obter uma textura cremosa.
Por último salpique com a salsa.
Retire os extremos das maçãs, logo corte na metade e retire o coração, disponha em uma forma e salpique com sal, pimenta, açúcar mascavo, uma noz de manteiga sobre cada maçã e vinagre balsâmico, cozinhe em forno médio de 12 a 15 minutos.
Montagem:
Em um prato fundo sirva uma porção do creme de batatas, em cima disponha uma metade de maçã assada, logo sobre a maçã acomode uma coxa sobrecoxa de pato.
Salpique com o molho bem quente e decore com ramas de tomilho.
A receita apresentada nesta página foi enviada por
Gitani Krusser
através
desta página.
Se você encontrou algum problema com esta receita, seja no texto, foto ou autoria, por favor entre em contato através do e-mail
info@tudogostoso.com.br.
Mudamos o nome dessa receita! O TudoGostoso se posiciona a favor da igualdade racial e contra qualquer tipo de preconceito, por isso agora essa receita deliciosa se chama Pato confeitado com maçãs assadas e creme de batatas.
Como foi feito o caldo de pato?
É confitado. Do método de cocção Confit
Muito bom mesmo... Parabéns pela preparação, me inspirou. Já até coloquei o pato para descongelar... Vamos ver o que vai sair rsrsrsrs...