Você já ouviu falar que se pesar todos os dias pode atrapalhar a perda de peso? Para quem está na expectativa de perder barriga pensando no verão e faz parte do grupo de pessoas que adota um plano de emagrecimento com foco no projeto verão, essa informações pode ajudar a alcançar os resultados desejados.
Segundo o nutrólogo e médico do esporte Eduardo Rauen (@eduardo.rauen), monitorar o peso com frequência está diretamente relacionado a melhores resultados no processo de emagrecimento.
"Potencializamos essa prática com o uso da balança de bioimpedância, que fornece dados valiosos", afirma o especialista. Veja de que forma essa prática pode ser útil para a sua estratégia de perda de peso.
Como o monitoramento frequente do peso impacta a perda de peso
De acordo com o nutrólogo, as pesagens regulares ajudam a manter o foco e também possibilitam ajustes precisos nas estratégias de emagrecimento.
Quando o peso é monitorado com frequência, é possível identificar rapidamente mudanças e fazer modificações no plano alimentar ou na rotina de exercícios, garantindo que o processo de perda de peso seja mais eficaz.
"A gente incentiva a pesar mais, baseado em ciência. Quando a gente pega os nossos resultados, o grupo de pessoas que se pesaram mais de três vezes por semana, foram os pacientes que mais perderam, que aumentaram engajamento, então melhorou desfecho clínico", explica.
A ciência por trás do monitoramento do peso
De acordo com um estudo citado pelo médico, existe uma relação direta entre pesagem frequente e a perda de peso. Em um experimento com dois grupos homogêneos de pessoas obesas, um grupo se pesava semanalmente e o outro se pesava apenas nas consultas com o médico.
"O grupo que se pesou toda semana, com a mesma dieta, perdeu em média 5,6 kg em um mês, enquanto o grupo que se pesou apenas na consulta perdeu 1,6 kg", aponta ele.
No entanto, considerando a importância de um atendimento personalizado, para aqueles que têm distúrbios alimentares ou condições de saúde específicas, o monitoramento é adaptado para minimizar a ansiedade.
"Pacientes com algum grau de problema de saúde, para evitar gerar uma ansiedade, a gente muda a conduta. De forma geral, pacientes que não têm nenhuma doença relacionada a anorexia, por exemplo, orientamos pesar mais."
Veja mais!
Quer perder a barriga até o verão? Então você precisa tirar esses 5 alimentos do seu cardápio agora!
"Faço dieta e exercício e não consigo emagrecer": nutricionista mostra erros básicos na rotina de emagrecimento e como consertá-lo!