• Entrar
  • Cadastrar
Rosquinha trançada de nata com coco fica igual a das padarias e é perfeita para seu café

Aprenda como fazer uma rosquinha de nata trançada com gostinho de dia na casa da vó

A rosquinha trançada de nata com coco é um dos lanches clássicos de padarias e tardes na casa da avó (Créditos: Cleuma/TudoGostoso)

Um bom café da tarde pede por um docinho para acompanhar. O bolo de fubá fresquinho é sucesso em qualquer época e o bolinho de chuva combina com dias de tempo mais fechado, mas biscoitos e rosquinhas têm seu valor em porções menores para se deliciar nessa hora da tarde. Ainda mais se for uma clássica rosquinha trançada que derrete na boca e tem uma textura mais seca que cai muito bem com um café quentinho. Para não ter que depender das padarias ou da receita secreta da família, aprenda no TudoGostoso como fazer uma rosquinha de nata com coco trançada que daria orgulho em qualquer vó.

Receita de rosuqinha de nata trançada para fazer em casa

Ingredientes:

  • 1 kg de farinha de trigo com fermento
  • 1 colher (sopa) de margarina
  • 1 colher (sopa) de sal amoníaco
  • 3 ovos
  • 1 xícara e 1/2 de açúcar cristal
  • 500 g de nata
  • 100 g de coco ralado
  • 1 colher (café) rasa de sal
  • 1/4 de xícara de leite morno
  • 1 prato raso de açúcar cristal

Modo de preparo:

  1. Comece colocando a nata, a margarina, o açúcar, os ovos e o coco ralado em uma tigela. Misture os ingredientes bem até o açúcar dissolver e formar uma massa uniforme.
  2. Dissolva o sal amoníaco no leite e coloque a mistura junto com o sal na tigela com a massa. Misture para incorporar.
  3. Acrescente a farinha de trigo aos poucos e misture com a mão. Sove bem e vá adicionando farinha até que a massa comece a soltar da mão. Nesse momento vai saber que está no ponto certo para enrolar.
  4. Pegue porções da massa para fazer as rosquinhas no tamanho que preferir. Para fazer a rosquinha, primeiro enrole a massa em uma bolinha, depois estique em uma superfície lisa até formar um canudo bem longo. Em seguida, levante e junte as pontas e torça uma das pontas para trançar. Você pode assar direto no comprido, mas para fazer uma rosquinha você deve unir as pontas e dar uma amassadinha de leve para grudar.
  5. Passe as rosquinhas em um prato com açúcar cristal e coloque na assadeira. Asse em forno médio até dourar. Dica: dê preferência para fazer toda a fornada de um mesmo tamanho e formato, assim as rosquinhas ficarão prontas ao mesmo tempo. Assim que tirar do forno retire da forma com uma espátula para não grudar. Sirva com um café quentinho para aproveitar ao máximo essa delícia.

Como fazer nata caseira?

Você pode usar nata pronta vendida em mercado para a sua receita, mas se quiser uma rosquinha bem tradicional como na fazenda, pode experimentar usar a nata caseira. Uma maneira comum de tirar a nata do leite é ferver o leite integral e depois deixar esfriar. Assim que esfria a nata “sobe” e você pode tirar com uma colher para ter a nata para o biscoito e um leite desnatado para o café com leite ou algum outro preparo.

Você pode fazer todo o processo de uma vez, mas o mais indicado é cada vez que ferver leite para tirar a nata guardá-la em um pote de plástico no congelador. Assim você junta até ter a quantidade necessária para a receita. Só não esqueça de, antes de começar a receita, descongelar toda a nata.

Caso não queira passar por todo esse processo e nem comprar a nata, você pode fazer uma rosquinha de nata sem nata que usa o leite direto na receita. O resultado fica bem parecido e tão gostoso quanto! E uma dica final: sirva com goiabada se quiser ter bem aquele gostinho de fazenda.

Veja mais:
Instituição do cafezinho: por que até quem não ama café marca um cafezinho? Viva o Dia Nacional do Café!
As melhores receitas de café da manhã do TudoGostoso: aprenda opções doces e salgadas para uma refeição diferente e gostosa
Receita de biscoito de polvilho doce, assado e crocante: veja como fazer igual das padarias

Temas relacionados