• Entrar
  • Cadastrar
Por que o povo fitness tá tomando beta-alanina? "Suplemento não é pré-treino e tem um efeito colateral bem chato"

Nutricionista esportivo ensina a melhor estratégia para você minimizar ou se livrar dos efeitos colaterais desse suplemento

É possível evitar os efeitos colaterais da beta-alanina com algumas estratégias no consumo, afirma nutricionista esportivo (Foto: Shutterstock) 

Você sabe para que serve a beta-alanina? Um dos suplementos bastante usados por atletas e praticantes de treinos de alta intensidade, a beta-alanina é conhecida pela sua capacidade de aumentar a resistência muscular e de melhorar o desempenho durantes os exercícios.

Embora tenha se tornado um suplemento muito popular, é importante tomar alguns cuidados para evitar efeitos indesejados, conforme sugere o nutricionista esportivo Peterson Mendes (@petersonmendesz): "A beta-alanina não é um pré-treino e ela tem um efeito colateral bem chato."

Quais são os efeitos colaterais do suplemento beta-alanina

O especialista explica que, como é o caso de qualquer suplemento que possa apresentar desvantagens, a beta-alanina pode oferecer alguns efeitos colaterais incômodos.

Normalmente, o mais comum é a parestesia, uma sensação de formigamento ou coceira na pele, que costuma ocorrer no rosto, pescoço e mãos: "Como se fosse um efeito pó-de-mico."

De acordo com o nutricionista, esse efeito colateral acontece devido à ativação dos neurônios sensoriais, provocada pelo aumento dos níveis de beta-alanina no sangue. Por mais que a sensação não faça mal à saúde, ela é bastante desconfortável para muitos usuários.

Como evitar os efeitos colaterais da beta-alanina

Se você usa esse suplemento ou conhece alguém que use e sinta esses efeitos desagradáveis, a boa notícia é que com algumas estratégias é possível minimizar ou evitar a parestesia. Veja as dicas de Peterson Mendes:

  • Dividir a dose: divida as doses em pequenas porções diárias no lugar de tomar uma dose grande de uma só vez; desta forma, a concentração de beta-alanina no sangue em um dado momento será menor;

  • Use suplementos com liberação controlada: algumas formulações de beta-alanina são projetadas para liberar a substância gradualmente, reduzindo a incidência desses efeitos colaterais;

  • Ajuste a dosagem: iniciar com uma dose menor e aumentá-la aos poucos vai fazer com que o corpo se ajuste à beta-alanina gradualmente, diminuindo os efeitos colaterais.

O especialista acrescenta que a beta-alanina não tem efeito imediato no corpo, por isso não há problema de equilibrar a dosagem: "Você só atinge depois de dez semanas utilizando todos os dias."

Veja mais!

Efeitos na memória: a verdade sobre os suplementos para o cérebro que funcionam e que não funcionam

Creatina: o que a ciência diz sobre o efeito do suplemento se tomar em jejum?

Temas relacionados