
Páscoa de 2025 terá ovos mais caros e produtos com menos cacau. (créditos: Shutterstock)
Nos últimos anos, o preço dos ovos de Páscoa tem sido um grande peso no bolso. E como tudo que é ruim pode ficar pior, em 2025 a previsão é que eles fiquem ainda mais caros. Tudo por conta do aumento do cacau, que aumentou 190% em comparação com 2024 e 2023.
O aumento do preço do cacau é impulsionado pelos problemas climáticos que atingiram os países da África Ocidental, onde ficam os maiores produtores do fruto do mundo. Para você ter noção, a Costa do Marfim gera sozinha 45% do cacau de todo o planeta.
Como consequência, a produção de cacau no mundo caiu muito, criando uma enorme discrepância na relação entre oferta e demanda da mercadoria. Em outras palavras, tem pouco cacau para suprir as necessidades do mercado. Com pouca oferta, os preços do fruto sobem e, claro, acabam atingindo o valor do chocolate.
Produtores de ovos e doces de chocolate estão reduzindo a quantidade de cacau nos seus produtos
A alta do cacau já atinge o preço do chocolate desde o ano passado. O preço das barras e bombons, por exemplo, aumentaram cerca de 16% nos últimos meses, enquanto o chocolate em pó e o achocolatado ficaram 12,49% mais caros. Os dados foram divulgados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Para driblar o aumento do preço do cacau e reduzir o impacto da crise no preço dos produtos, a indústria chocolateira tem diminuído o tamanho das barras e ovos. Além disso, os fabricantes também estão usando menos cacau na produção dos doces.
Outra mudança é que a Páscoa deste ano terá menos ovos de chocolate sendo comercializados. Segundo a Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados, em 2025 serão produzidas cerca de 45 milhões de unidades, uma queda de 22,4% em comparação com o ano passado.
Como economizar nas compras da Páscoa
O preço dos ovos até podem ser desanimadores, mas isso não significa que você precise abrir mão do chocolate nesta Páscoa. Com algumas medidas dá para economizar nas compras ou, pelo menos, não levar uma facada tão dolorida.
Primeiro passo é fazer um comparativo de preços. Claro que para isso é importante fazer a pesquisa com antecedência, ou seja, nada de deixar para comprar o chocolate de última hora. Não se esqueça de estabelecer um teto de gastos para não extrapolar nas compras. Ninguém quer passar o restante do ano endividado por causa de ovo de Páscoa.
Outra dica é apostar em produtos artesanais. Para muitas pessoas, somente os chocolates de marcas renomadas prestam, mas isso não é verdade. Ovos de Páscoa de pequenos produtores também podem ser deliciosos e, em alguns casos, saem até mais baratos que os industrializados, já que você não paga pelo nome da marca, nem por brindes. Além disso, convenhamos que na maioria das vezes os doces artesanais são bem mais gostosos.
Se possível, tente fazer os seus próprios ovos de Páscoa. De início parece difícil, mas o processo é mais fácil do que parece. Claro que você pode contar com o TudoGostoso. Aqui nós temos várias receitas de ovos de Páscoa caseiros deliciosos para você testar em casa. Além de produzir para consumo próprio, você também pode aproveitar e vender algumas unidades para ganhar uma graninha extra.
Veja também:
4 passos para escolher um bom chocolate: com dica extra sobre o cacau
Com 47 calorias por colher, esse creme de cacau é o substituto da Nutella que você vai querer comer todo dia
Vai vender doces nesta Páscoa? A alta do chocolate pode ser o seu maior inimigo, mas será que dá para driblá-la?