
Veja como driblar a alta do chocolate durante a Páscoa (Créditos: Shutterstock)
O alto preço do chocolate é um problema que a população enfrenta já faz alguns anos, com o ápice acontecendo em 2024 quando a tonelada do cacau atingiu a marca de mais de 10 mil dólares. Contudo, a valorização do alimento está ainda maior em 2025, com o preço da tonelada do cacau chegando a mais de 11 mil dólares em fevereiro, segundo dados do site Mercado do Cacau.
Na prática, isso significa que o produto final encareceu bastante, pesando no bolso dos consumidores. Esse aumento de valor acontece desde produtos industrializados, como as barras de chocolate e caixas de bombom, até doces frescos que usam o chocolate em alguma fase do preparo. Ou seja, aquele brigadeiro que você faz em casa ou o bolo de chocolate da sua avó também ficaram mais caros.
Como vender doces na Páscoa com o alto preço do chocolate?
Quem aproveita a Páscoa para fazer uma renda extra vendendo doces vai precisar usar a criatividade para driblar o alto preço do chocolate e, mesmo assim, o produto final ainda vai ter um custo alto.
Uma maneira que muitas marcas e confeiteiros encontraram para enfrentar a crise do cacau foi diminuir o tamanho dos doces e criar novos sabores de recheio para trufas, bombons e ovos de Páscoa que não usam o ingrediente.
Outra tendência que temos reparado é o ovo de Páscoa tablete, que se trata basicamente de uma barra de chocolate oval, podendo conter recheios ou coberturas como brigadeiro e M&M’s.
Um preparo muito comum dos doces de Páscoa é a ganache de chocolate, que é feita usando creme de leite e chocolate em barra. Para driblar o preço do chocolate em barra, algumas confeiteiras ensinam como fazer ganache usando chocolate em pó 50% e, após testar, percebi que é uma ótima alternativa: fica gostoso e fácil de ser usado, além de brilhoso igualzinho a ganache original.
Como fazer ganache usando chocolate em pó?
Segundo a confeiteira Tábata Romero, para fazer a ganache de chocolate, você vai precisar de creme de leite, chocolate em pó 50% e açúcar. O ideal é usar um creme de leite com o maior teor de gordura, como os de 20%. No entanto, eles podem ser difíceis de encontrar dependendo da sua região, com o de 17% sendo mais fácil. Para compensar esse déficit de gordura, o indicado é acrescentar um dedinho de manteiga à receita.
A jurada do programa “Que Seja Doce” ensina que o chocolate em pó 50% é uma alternativa para o chocolate nobre, já que ele contém os mesmos sólidos de cacau que o chocolate, o que garante o sabor. Na hora de colocar os ingredientes na panela, é importante passá-lo por uma peneira para remover os pedacinhos maiores e deixar a ganache ainda mais lisinha.
Depois de misturar todos os ingredientes com o fogo desligado, leve para cozinhar em fogo médio mexendo sem parar até ferver. Assim que levantar fervura, abaixe o fogo e conte 4 minutos, ainda mexendo sem parar. Por fim, é só transferir para um recipiente e levar para a geladeira até firmar.
Ingredientes da ganache de chocolate em pó:
- 200 g de creme de leite
- 5 g de manteiga
- 45 g de açúcar
- 40 g de chocolate em pó 50%
Com essa receita, você consegue rechear os ovos de Páscoa e também bombons e trufas!
Veja mais:
Ovo de Páscoa Snickers sensacional: pega essa receita Puxa-puxa e crocante e faz pra domingo que ainda dá tempo!