
A Páscoa de 2025 tem chamado a atenção dos consumidores pelos preços dos ovos de chocolate, que subiram consideravelmente. Para não deixar a data passar em branco, muitas pessoas estão optando por alternativas mais econômicas, como barras avulsas e caixas de bombom. Embora esses produtos também tenham sofrido aumento de preço, ainda são opções mais acessíveis em comparação aos tradicionais ovos de Páscoa.
Além disso, os chocolates artesanais têm ganhado cada vez mais espaço neste ano, tanto como uma opção de presente quanto para consumo próprio.
Ovos de Páscoa estão em terceiro lugar na lista de preferência pelos consumidores
De acordo com a pesquisa “Celebração e Consumo de Páscoa | Mar/25”, realizada pela Hibou, 43% dos entrevistados afirmaram que vão optar por caixas de bombons este ano, liderando a preferência entre os doces de Páscoa. Em segundo lugar, estão as barras de chocolate avulsas, com 42%, seguidas pelos ovos de Páscoa, escolhidos por apenas 34% dos entrevistados. Os chocolates artesanais ficaram em quarto lugar, com 21% de preferência.
“O consumidor escolhe com o coração, mas também com o bolso. Existe um esforço para manter as tradições e o carinho por meio do presente, mesmo com orçamento enxuto”, afirma Lígia Mello, CSO da Hibou.
A mesma pesquisa também revelou que 10% dos entrevistados afirmaram que não vão comprar nenhum tipo de chocolate para a Páscoa deste ano. Embora pareça uma porcentagem pequena, o dado não deixa de ser alarmante, pois o chocolate ainda é visto pelos brasileiros como um dos símbolos da data. “O consumidor escolhe com o coração, mas também com o bolso”, comenta Lígia.
Questões climáticas são as principais responsáveis pelo preço dos ovos de Páscoa
O aumento dos custos de produção do chocolate é o principal motivo para o aumento do preço dos ovos. Problemas climáticos que afetaram os países da África Ocidental prejudicaram a safra de cacau, reduzindo a oferta global do fruto. Com a oferta limitada, os preços da matéria-prima sobem e, consequentemente, isso reflete no valor do chocolate.
Diante da crise na produção, os fabricantes estão reduzindo a quantidade de cacau em seus produtos. Em vez de usar apenas o fruto, os produtores estão substituindo parte dele por outros ingredientes, como açúcar, manteiga de cacau ou leite em pó, que são mais baratos.
Veja também:
"Tem gosto de chocolate, mas não é chocolate": ovo de Páscoa fake pode enganar, e aqui está o que você precisa saber para não cair em cilada
Será que agora vai? Fábrica triplica a produção do Ovo Caribe para a Páscoa, mas preço do chocolate dispara