
Veja nove dicas para não comer as emoções e se alimentar com equilíbrio (Foto: Shutterstock)
Já ouviu falar em fome emocional? Muitas vezes, comer vai além do ato fisiológico e está relacionado ao prazer de determinados alimentos ou na busca de satisfação para aliviar emoções e acontecimentos incômodos do dia a dia.
No entanto, o comer emocional muitas vezes está ligado ao ciclo compulsão-culpa e atrapalhar nossos esforços para comer de forma saudável. Por isso, o TudoGostoso separou algumas dicas importantes para parar de "comer seus sentimentos".
1 - Entenda o que está sentindo
Algumas pessoas comem menos quando estão sob estresse, outras precisam da distração da comida reconfortante ou de lanches gordurosos quando as coisas não estão indo bem. Como o efeito é temporário, você pode acabar comendo quando não está com fome ou sem pensar nisso.
Isso pode levar a decisões pouco saudáveis. Portanto, esteja sempre ciente do que está comendo e por que está comendo.
2 - Mantenha um diário alimentar
Anotar tudo o que você come durante o dia, bem como a hora em que comeu e onde estava quando o fez. Um diário alimentar é uma ótima ferramenta para ajudá-lo a monitorar seus hábitos e padrões.
Você está fazendo lanches entre as refeições? Desta forma, você irá perceber se as suas escolhas alimentares são saudáveis ou não. Melhor ainda, isso o ajudará a estabelecer metas que podem realmente ajudar.
3 - Verifique se você está realmente com fome
Se você acabou de fazer uma grande refeição e ainda está buscando lanches, pergunte a si mesmo: isso é mesmo fome ou são suas emoções que estão causando o desejo? Vale tentar fazer algo diferente para que essa vontade passe, como dar uma caminhada ou ligar para um amigo.
4 - Busque suporte emocional
Outro passo importante é ter por perto familiares e amigos que possam te manter positivo em momentos de estresse. essa rede de suporte pode realmente ajudar a manter um estilo de vida saudável.
5 - Mantenha o foco em suas metas
Comer saudável não significa se prender demais a coisas como contagem de calorias e seu peso na balança. Na verdade, essa pressão pode fazer com que você perca o controle das mudanças de estilo de vida saudável: uma boa opção pode ser estabelecer pequenas metas, como comer determinada quantidade de frutas ou legumes por dia ou dispensar refrigerantes e álcool por determinado período.
6 - Não crie tentações para você mesmo
Para eliminar a vontade de comer alimentos não saudáveis, mantê-los fora de casa é fundamental. Na hora de ir ao mercado, organize uma lista com alimentos saudáveis e nunca vá ao supermercado quando estiver com fome ou de mau humor.
7 - Tenha petiscos saudáveis em casa
Por outro lado, busque ter sempre em casa lanches saudáveis, como frutas, nozes, castanhas ou até mesmo pipoca sem manteiga são perfeitas. Outra opção é experimentar versões com baixo teor de gordura dos alimentos que você já gosta.
8 - Não seja tão duro com você mesmo
Caso algum dia você coma demais por conta de seu emocional, não se culpe. Não fique obcecado com seus fracassos, mas busque aprender com seus erros. Concentre-se na sua alimentação como um todo.
9 - Faça substituições saudáveis
Bateu aquela vontade de comer pizza? Experimente colocar molho de tomate e mussarela no pão pita. Se você gosta muito de doces, experimente versões feitas em casa do produto real: normalmente, as opções caseiras são mais saudáveis.
Preparado para colocar esses nove passos em prática? Uma boa opção pode ser começar com alguns deles e, aos poucos, ir adaptando todos a sua rotina. Para mais conteúdos sobre bem-estar, acompanhe o TudoGostoso.
Veja mais:
- Quando não beber água? 5 momentos para evitar, segundo nutricionistas;
- 5 alimentos que empoderam a memória (e 5 que acabam com ela!) segundo a ciência