• Entrar
  • Cadastrar
Oktoberfest sem cerveja: veja como se divertir na festa mesmo não gostando da bebida com essas dicas além do chope

A Oktoberfest é conhecida como festa da cerveja, mas ela tem muito mais do que bebida alcoólica para todo mundo poder se divertir

A Oktoberfest tem cerveja de sobra, mas dá para aproveitar as atrações e comidas sóbrio (Créditos: Shutterstock)

Chope em metro, mais de dez cervejarias e litros e mais litros de cerveja, a Oktoberfest é a festa favorita de quem gosta da bebida alcoólica. Mas não é só isso que esse festival tem. A Oktoberfest Blumenau é a maior festa alemã do Brasil e a maior festa da cerveja alemã fora da cidade de origem com quase 40 anos de tradição. Não é de se espantar que ela vá muito além da bebida e seja visitada por todos os públicos. Hoje com várias festas pelo país, a Oktoberfest se consagrou uma das principais celebrações culturais no Brasil e que vale a pena ir pelo menos uma vez, gostando de cerveja ou não! Confira no TudoGostoso como se divertir na Oktoberfest sem beber uma gota de bebida alcoólica.

As comidas da Oktoberfest

A Oktoberfest é uma festa alemã e claro que a comida que está no cardápio da celebração é a mais típica de lá possível. Na Oktoberfest Blumenau, por exemplo, são mais de uma centena de pratos tradicionais disponíveis nas barracas de cozinheiros experientes com suas receitas de família.

Tem o bretzel simples, salgado ou doce, o bratwurst que é um cachorro-quente tradicionalíssimo com salsicha alemã, o spätzle de linguiça blumenau, o picadinho de carne goulash, o joelho de porco einsbein e os pratos com carne de pato como choripan, tulipa e até hambúrguer de pato.

Os doces alemães também estão no cardápio, como o delicioso strudel de maçã. Com um toque de Brasil, a festa de Blumenau também tem cuca de doce de leite com sorvete, um clássico da culinária sulista, e a torta alemã que é uma invenção brasileira, mas tem seu lugar na nossa versão da festa alemã.

Os desfiles e brincadeiras tradicionais

As raízes da Oktoberfest estão na tradição da cultura alemã. Um dos pontos altos de qualquer edição da festa é o desfile com pessoas com vestimentas tradicionais, carros alegóricos, grupos folclóricos, música ao vivo e danças. Ao longo dos dias a programação é cheia de brincadeiras clássicas da cultura alemã, como o serrador de tora, o equilibrista de chope e o tiro ao alvo. A maioria não envolve beber a cerveja, então qualquer um pode participar. Quem sabe a sobriedade até não ajuda a dar mais chance de vitória?

Os shows da Oktoberfest

Uma festa não pode ficar sem música, não é? A Oktoberfest Blumenau dura quase outubro inteiro e outras versões da festa em São Paulo e Santa Cruz do Sul são tão longas quanto. Tantos dias de celebração não poderiam acontecer em completo silêncio. Para garantir a animação durante o mês inteiro, o festival convida bandas para se apresentarem no palco ao longo do dia.

No sul, as atrações mais comuns são bandas locais que tocam música alemã tradicional e covers ou artistas internacionais direto da Europa. Nomes como a banda municipal Stadtkapelle e a banda austríaca Die Draufgänger são alguns que aparecem em Blumenau. Em São Paulo, apesar de ainda seguir desfiles e pratos típicos, a festa tem um som mais eclética e traz o som de artistas como Péricles, É o Tchan e Falamansa. São tantas atrações e coisas para fazer em uma Oktoberfest que até que adora cerveja pode acabar esquecendo da bebida!

Veja mais:
6ª São Paulo Oktoberfest terá mais de 40 atrações, muita diversão e entretenimento; veja a programação!
Tudo sobre a Fenarreco: inspirada na Oktoberfest, festa de Brusque tem culinária alemã e muito chope
Mania de brasileiro: cerveja gelada é melhor? Entenda se isso é verdade e como os outros países consomem

Temas relacionados