Um dos eventos de maior destaque do cenário nacional acontece neste mês de outubro na região Sul do Brasil. A Oktoberfest Blumenau é a maior festa alemã do país e reúne uma multidão de apaixonados por cerveja. Inclusive, essa celebração possui muitas curiosidades que talvez você não saiba. Por isso, o TudoGostoso separou as principais para te deixar por dentro de tudo.
Será que você sabe quando ocorreu a primeira edição do evento e por que ele acontece em Blumenau e não em qualquer outra cidade? A Oktoberfest é uma festa exclusiva para consumo de cervejas ou tem outras opções? Veja a seguir a resposta para essas e outras curiosidades dessa festa alemã.
1. Primeira edição foi há 39 anos
Embora esta seja a sua 38ª edição, a Oktoberfest Blumenau completa 39 anos. A primeira edição do evento, no Brasil, ocorreu em 1984 — sendo inspirada na original Oktoberfest de Munique. A primeira edição foi um sucesso e juntou mais de 102 mil pessoas, durante os 10 dias de evento. Esse número, na época, era praticamente metade da população de Blumenau.
2. Foi à caráter, garante meia entrada
Talvez essa você não saiba: se for à caráter para o Oktoberfest você garante o pagamento da meia-entrada. Ou seja, os trajes não são apenas distração e diversão, mas também dá a possibilidade de se jogar nas músicas, danças e comidas.
Mas não vale qualquer peça. É preciso que o cliente compareça com o conjunto completo das roupas. Veja a seguir as opções!
Traje masculino: camisa longa ou curta com colarinho; calça social ou bermuda estilo lederhose; meias até a altura do joelho; sapato social fechado; acessórios opcionais;
Traje feminino: blusa de manga longa ou curta; vestido ou saias até a altura do joelho; sapato social fechado; acessórios opcionais.
Além disso, quem estiver trajado consegue entrada gratuita de domingo a quarta-feira, exceto feriados e véspera de feriados.
3. Festa é um marco para a cidade
A Oktoberfest é um marco para a reconstrução da cidade de Blumenau, que sofreu com uma grande enchente no ano de 1984 e precisou se reerguer. A festa veio para trazer alegria e também ajudar a arrecadar dinheiro para a recuperação do município após o ocorrido.
4. Primeira edição teve 10 dias e muitos visitantes
Por ser a primeira edição, não se sabia como o público iria abraçar a proposta da festa alemã no Brasil. Mas o evento foi um sucesso e reuniu mais de 100 mil visitantes. Essa primeira edição teve duração de 10 dias.
Para os anos seguintes, algumas mudanças e melhorias foram sendo implementadas para que a festa pudesse se tornar ainda mais completa e de acordo com a original, que ocorre na Alemanha. Os serviços, a gastronomia e as atrações foram se renovando e o evento se tornou conhecido em todo país, atraindo anualmente muitos interessados.
5. Trajes são típicos, mas não obrigatórios
Uma das belezas da Oktoberfest Blumenau certamente são as pessoas vestidas como na festa alemã, com roupas típicas e bem caracterizadas. No entanto, a vestimenta não é uma obrigatoriedade ou passaporte para poder participar.
Se você não curte muito esse tipo de caracterização e deseja participar mesmo assim, saiba que é possível. A vestimenta é apenas uma homenagem e forma de manter a tradição da festa oficial, realizada na Alemanha.
Geralmente, quem é mais assíduo ou gosta de entrar no clima do evento opta por vestir o look e se jogar no personagem. Se não for o seu caso, aposte em roupas confortáveis para poder dançar bastante e desfrutar até o final a festa.
6. Litros e mais litros de cerveja
Como esperado, a festa alemã acumula vários recordes de consumo de cerveja, mas há um recorde expressivo. Em 1990, a Oktoberfest Blumenau teve o maior recorde até hoje, chegando a 774 mil litros de cerveja consumidos.
O evento conta com a competição de chope em metro, em que você deve beber uma tulipa de 600 ml sem babar ou tirar o copo da boca. A bebida é sem álcool para ajudar. Você conseguiria?
7. Não é só cerveja
Embora seja uma festa tradicional emque a cerveja predomina, a Oktoberfest Blumenau conta com uma gastronomia variada e opções de bebidas como refrigerantes, energéticos e diversos tipos de destilados e cervejas, além de chopes.
Já as comidas são de aguçar o paladar e há opções para todos os tipos, com mais de 150 pratos tradicionais da Alemanha, como o bretzel, o goulash e o spätzle, que fazem sucesso, além dos salgados e doces regionais.
8. Concursos e desfiles
A festa conta com concursos e desfiles, o que atrai ainda mais convidados e desperta o interesse do público presente.
O objetivo é ir trajado tal qual o casal símbolo da festa, com trajes germânicos. Os vencedores podem desfilar em carros temáticos e ganham um caneco personalizado do evento.
Para participar do concurso, a inscrição é gratuita e abre uma hora antes da competição começar.
Veja mais:
Oktoberfest Blumenau 2023 terá muita cerveja, música típica e concurso para realeza; veja programação completa
Oktoberfest Blumenau: conheça a maior festa de cerveja alemã do Brasil e experimente delícias típicas