• Entrar
  • Cadastrar
Cerveja do futuro: como o XIXI feito nos banheiros químicos de festivais está revolucionando a FABRICAÇÃO da bebida e deixando-a sustentável
Stephany MarianoPor  Stephany Mariano  | Redatora

Como uma verdadeira taurina, Stephany sempre foi apaixonada por comida. No tempo livre, gosta de assistir um k-drama bem clichê, viajar, experimentar novos sabores e fotografar tudo o que encontra por aí.

Projeto realizado em uma universidade sueca surpreendeu muitas pessoas

Cerveja do futuro: como o XIXI feito nos banheiros químicos de festivais está revolucionando a FABRICAÇÃO da bebida e deixando-a sustentável

A urina humana está sendo utilizada como principal objeto de pesquisa na Suécia (Créditos: Shutterstock)

Não, você não leu errado. A urina de banheiros químicos está sendo utilizada para a fabricação de cerveja. Muitas pessoas ficaram em completo choque ao descobrirem que a urina dos banheiros químicos de um festival de música em Uppsala, na Suécia, foi coletado por uma empresa de saneamento, chamada Sanitation360, para ajudar na fabricação da bebida.

Essa estranha ação faz parte de um experimento realizado na Universidade Sueca de Ciências Agrícolas e, acredite ou não, está não é a primeira vez que a urina é utilizado para a produção de cerveja. Entenda o que está acontecendo de fato e quais são os objetos dessa pesquisa curiosa!

Por que estão utilizando urina de banheiro químico para fazer cerveja?

Ao descobrir sobre esta pesquisa, muitas pessoas podem ter achado que a urina estava sendo diretamente acrescentada na cerveja na hora de enlatar, mas este não é o caso. O material coletado no festival de música que ocorreu em Uppsala, uma cidade próxima de Estocolmo, em 29 de abril, passou por um tratamento em uma usina, sendo transformado em pó.

Este pó foi pulverizado na plantação de cevada maltada na ilha de Gotland, local conhecido por produzir algumas das cervejas suecas mais famosas do país. Desta forma, a urina estaria sendo utilizada como uma espécie de fertilizante natural, que também pode ser útil em outros tipos de plantação.

Segundo a Sanitation360, várias plantações estão crescendo no país com o uso desta técnica inusitada. Desta vez, cerca de 20 mil litros foram coletados, o dobro do que foi obtido no ano passado, quando a pesquisa começou.

Björn Vinnerås, pesquisador e um dos líderes do projeto, afirmou que o próximo passo é converter urina humana em fertilizante de alta qualidade. “Temos uma solução que fornece uma solução de saneamento melhorada para a população mundial ao mesmo tempo em que produz fertilizantes que podem ser usados ​​diretamente na agricultura atual”, explica o pesquisador em entrevista feita em sua própria universidade.

Urina humana como fertilizante natural na agricultura

Curiosamente, esta não é a primeira vez que a urina humana é utilizada como fertilizante natural na agricultura. O chamado peecycling — ou reciclagem de urina — tem sido amplamente estudado por cientistas como uma alternativa promissora aos fertilizantes industriais, garantindo uma opção mais sustentável para o futuro da produção agrícola.

Estudos mostram que a urina contém nutrientes essenciais para o solo, como fósforo e nitrogênio, sendo eficaz na irrigação e adubação de grandes lavouras. A ideia se assemelha ao uso tradicional de esterco de animais, como o de vaca, para enriquecer a terra. Apesar do potencial, o uso da urina como fertilizante ainda não é regulamentado oficialmente, por isso, a prática segue majoritariamente em fase de pesquisa.

Veja mais:

Olá, férias: essa cidade tem a primeira fonte pública de cerveja do mundo (uma amiga já foi e aprovou!)
Cerveja sem álcool X refrigerante zero: qual faz menos mal para a saúde? Ciência entrega a verdade!

Temas relacionados