• Entrar
  • Cadastrar
O truque de um chef famoso para uma salada russa perfeita está na batata

A sua salada cremosa vai ficar igual de restaurante se usar essas dicas de chef

O truque de um chef famoso para uma salada russa perfeita está na batata

A salada russa é densa e ótima como prato único ou acompanhamento (Créditos: Shutterstock)

As receitas de salada de maionese são rainhas nos restaurantes e churrascos em família e não é à toa. Tem várias maneiras de fazer, inclusive como uma saborosa salada russa. Resistir a esta mistura de batata cozida, cenoura, um toque de maionese e depois, se quiser, um pouco de atum em lata e picles é quase impossível.

Existem tantas receitas de salada russa quanto podemos imaginar, e não ficamos para trás em oferecer-lhe as nossas melhores receitas de salada russa, incluindo algumas com menos calorias como a salada russa light, recorrendo a outros chefs para nos contar truques para melhorar uma salada russa.

São tantas receitas que tem até uma variedade de nomes por aí. Alguns deixaram de usar o nome salada russa por causa da situação do país que deu o nome ao prato. Outros chamam apenas de salada de maionese como qualquer outra. A realidade é que cada chef tem suas regras sobre esta receita específica. E se falamos de chef, devemos trazer à tona o grande Karlos Arguiñano, que quando faz a sua receita particular de salada russa, nunca erra.

Batata, cenoura, maionese, atum em lata, azeitonas recheadas, ovo cozido e algumas ervilhas em lata são os únicos ingredientes de uma receita sempre apelativa e com poucos mistérios. Porém, o chef deixa bem claro em sua receita como a batata deve ser trabalhada para que a salada russa fique perfeita. Descubra qual é o truque de chef para fazer essa receita de salada russa sempre maravilhosa.

O truque para cozinhar a batata para a salada russa

Escolher o tipo de batata para uma salada russa não é tão simples como pode parecer. Embora todas as batatas possam ser boas, é preciso ter em mente que para o resultado ser perfeito é preciso trabalhar um pouco mais.

Lembremos que para este tipo de receitas não devemos usar batatas velhas – elas perdem muito amido e quebram-se facilmente – e nem necessitamos de variedades particularmente farinhentas como a monalisa ou a nagore, que dão piores resultados quando cozinhadas porque se desmancham com facilidade.

Por isso, as melhores batatas para cozinhar são as batatas novas (são mais firmes) ou as das variedades baraka, asterix, markies e atlantic, que são mais firmes e resistem melhor ao cozimento.

Porém, não só o tipo importa, mas principalmente a forma como cozinhamos as batatas. É aí que entra em cena o truque de chef para preparar as batatas para que fiquem maravilhosas para a salada russa.

Trata-se, diz o chef, de “colocar as batatas limpas e com pele para cozinhar em fogo baixo em uma panela com água fria”. Em seguida, adicione as cenouras descascadas e cozinhe tudo por cerca de 25 minutos. Após esse tempo, acrescente também os ovos e deixe cozinhar por mais dez minutos.

O segredo é cozinhar a batata inteira, com casca e aos poucos, por isso começar o cozimento com água fria, pois se for cozida sem casca, muita água é absorvida, da mesma forma que se for cozida já cortada - já que o amido começa a se dispersar pelo água e a batata perde textura, muito importante na salada russa.

Além disso, é claro, ela precisa ser cozida lentamente para evitar bolhas fortes que possam romper a casca ou fazer a batata estourar em alguns lugares. Depois de cozido, deixe descansar para esfriar e somente depois pique as batatas em cubinhos. Então é só usar na receita de salada russa como quiser. Podemos fazer o mesmo em outras receitas onde o tubérculo é o protagonista, como na salada simples de batata.

Veja mais:
Saiba o tempo que você deve cozinhar as batatas antes de dourá-las na airfryer. Será que você tá fazendo certo?
Como fazer maionese de batata cremosa para churrasco de um jeito bem rapidinho
Esta é a salada de atum com quatro ingredientes que não consigo parar de fazer

Temas relacionados