• Entrar
  • Cadastrar
Nunca coma esses alimentos no café da manhã: cardiologista explica motivos para deixar essas comidas de fora da refeição
Isabela HenriquesPor  Isabela Henriques  | Redatora

Isabela é apaixonada por cozinhar (e comer) desde pequena. Durante as horas vagas, além de dar pitaco na comida alheia, gosta de ler livros de qualidade duvidosa, viajar e descobrir restaurantes pouco explorados do Rio de Janeiro.

Cardiologista conta quais alimentos não devem ser adicionados ao cardápio do café da manhã 

Nunca coma esses alimentos no café da manhã: cardiologista explica motivos para deixar essas comidas de fora da refeição

Veja quais são os alimentos que você não deve comer no café da manhã (Créditos: Canva)

Muitos especialistas consideram o café da manhã como a principal refeição do dia e existem diversos estudos disponíveis que comprovam a importância de começar o dia se alimentando corretamente. Porém, um bom café da manhã requer alimentos de qualidade, e há alguns tipos muito comuns entre os brasileiros que o cardiologista espanhol José Abellán considera não ser benéfico, e até prejudicial.

Cardiologista revela quais alimentos não devem fazer parte do café da manhã

Ainda segundo José Abellán, alimentos como itens de padaria, molhos e outros ingredientes ultraprocessados ricos em açúcares não são benéficos para o corpo humano, embora eles façam parte da mesa da maioria das pessoas espalhadas pelo mundo.

De acordo com o especialista, os alimentos ultraprocessados possuem conservantes, corantes, aromatizantes e realçadores de sabor que têm efeitos assustadores no organismo: essas substâncias podem “hackear” os mecanismos de paladar e saciedade do corpo humano e gerar um vício no qual, quanto mais o indivíduo come, mais ele sente vontade de comer esses alimentos em específico. Sabe quando você ficou um tempão sem comer uma guloseima, comeu um pedacinho e, então, parece que você quer toda hora? Pois é!

Para piorar a situação, esses alimentos contêm baixo valor nutricional e não substituem uma refeição completa e balanceada com vegetais e carnes. O problema é que eles podem ser opções mais baratas e mais rápidas para o dia a dia das famílias.

Como ter um café da manhã mais saudável?

É essencial aprender a ler o rótulo dos alimentos que você está adquirindo para fazer escolhas mais conscientes. A gente sabe que rótulos mais limpos podem ser mais caros, e nem todo mundo tem tempo de fazer o café da manhã todo dia. Por isso, nós já ensinamos algumas dicas de como adiantar o café da manhã durante a semana com receitas simples e gostosas como crepioca com aveia em flocos, panqueca na airfryer, overnight oats, pão de queijo de banana-da-terra e muito mais. Todas essas opções podem ser preparadas com antecedência, na noite anterior, por exemplo, para facilitar a manhã seguinte!

Veja mais:

O que diz a ciência: acaba de sair um estudo sobre câncer ser gerado ou não por alimentos ultraprocessados
Veganismo é saudável? Novo estudo da USP mostra a verdade sobre as dietas veganas e o consumo de ultraprocessados!

Temas relacionados