Ah, o bolo de cenoura… Só de pensar, já dá água na boca. Um clássico brasileiro que ninguém consegue resistir. Em pouco tempo, esse quitute se espalhou e ganhou novas versões como a pizza de bolo de cenoura, o bolinho de chuva de cenoura com chocolate e muito mais. Hoje vamos voltar às origens e ensinar tudo que sabemos sobre essa maravilha, mostrando as dicas de ouro para o bolo de cenoura perfeito. Confira!
Dicas para o bolo de cenoura perfeito: veja o que você precisa saber!
Antes de procurar a receita do bolo de cenoura, vem aprender com a gente como fazer para que o bolo sempre dê certo! Nós vamos falar da cenoura, da farinha de trigo, do fermento e muito mais. Assim, você consegue entender no que pode estar errando e como consertar.
A cenoura do bolo
Claro que o principal ingrediente do bolo de cenoura é a cenoura e, por isso, você deve saber escolhê-la para que seu quitute fique perfeito! Nada de cenoura velha, murcha ou com partes esverdeadas. É preciso que ela esteja bem fresca e bem laranjinha. Na hora de comprar, verifique se ela não está com nenhum machucado. Dê preferência às cenouras menores, elas costumam ter mais sabor!
Quantidade certa
A quantidade de cenoura influencia muito no resultado final do bolo. Se você usa muito, fica embatumado e corre grandes riscos de solar. Se você usa pouco, ele fica sem gosto e com uma cor sem graça. Por isso, siga a quantidade descrita na receita e prefira receitas que tenham o ingrediente em gramas. Quando for em unidades, são cenouras de tamanho médio. Na maioria das receitas, 2 cenouras de tamanho médio são ideais para o bolo ficar perfeito!
Nada de congelada
Como a gente explicou, o melhor é que a cenoura seja fresca, principalmente porque a cenoura congelada solta mais água, o que pode atrapalhar a consistência da massa do bolo.
Descasque!
Nada de cenoura com casca, viu? A gente sabe que é mais comum que as pessoas retirem a casca para preparar os pratos com cenouras, mas já encontramos algumas pessoas que gostam de deixá-la por conta dos nutrientes. No entanto, nesse caso, ela contribui para o bolo dar ruim!
A farinha de trigo do bolo
O tradicional bolo de cenoura é feito com farinha de trigo, como a maioria dos bolos, embora exista algumas versões sem ela para quem não consome glúten. Por ser necessária, ela também influencia no resultado final do bolo, e é preciso atenção e cuidado em alguns momentos.
Peneirada, sim!
Sim, você precisa peneirar a farinha de trigo. Não, não é bobagem! Peneirá-la serve para desfazer pequenas bolinhas de farinha que não foram dissolvidas corretamente, além de ajudar a “soltar” a farinha e facilitar na hora de misturar, evitando grumos.
O fermento do bolo
Para o bolo crescer, você vai precisar usar fermento. Algumas receitas de bolo usam claras em neve ou uma combinação de bicarbonato de sódio com vinagre, mas as receitas de bolo de cenoura costumam ir no mais fácil: o bom e velho fermento. Fique atento!
Fermento deve ser em pó
Fermento para bolo deve ser em pó e acrescentado por último, sendo misturado apenas levemente junto à massa para que ele não morra.
Olha a validade!
Se você comprou o fermento há muito tempo, dá uma checada na validade antes de usar para confirmar que não está fora. Quando o fermento passa da validade, ele para de atuar e não vai ajudar o seu bolo a crescer, já pensou que desastre?
A cobertura perfeita do bolo de cenoura
A cobertura tradicional do bolo de cenoura nunca foi o brigadeiro de chocolate, embora logo o bolo tenha sido adaptado com essa delícia e virado o queridinho dos brasileiros. Porém, você pode usar a criatividade na hora da cobertura e preparar muitas diferentes, e tudo vai depender do resultado final que você deseja.
Lembrando que a cobertura não pode ser densa demais, ela precisa ser fluida o suficiente para espalhar por todo o bolo sem arrancar pedaços. Caso você deseje fazer um brigadeiro, não deixe de dar uma olhada no nosso conteúdo ensinando os pontos do brigadeiro para calda, cobertura, recheio, enrolar e muito mais; assim, você vai conseguir entregar um bolo de milhões!