• Entrar
  • Cadastrar
Muita gordura na sopa? Veja esses truques INFALÍVEIS para tirar todo o excesso de óleo e deixá-la mais saudável

Chega de sopa cheia de gordura! Vem aprender como tirar o excesso de óleo com esses truques práticos do TudoGostoso!

Essas dicas vão salvar sua sopa oleosa, confira! (Créditos: Shutterstock)

Nada pior do que fazer umasopa ou caldo com todo amor e carinho e perceber que está muito oleosa, né? Afinal, é muito fácil uma sopa ficar engordurada, seja por excesso de óleo na hora do preparo ou por algum ingrediente, como a carne, liberar gordura durante o preparo. Se isso aconteceu com você, nada de sair jogando tudo fora, viu? O TudoGostoso vai te ensinar dois truques infalíveis para tirar gordura da sopa de um jeito fácil e prático. Confira!

Como remover excesso de gordura de sopas, caldos e ensopados: 2 truques práticos do TudoGostoso

Nada de desespero quando você estiver fazendo aquela sopa deliciosa e perceber que ela está com muita gordura. Existem duas formas muito simples de resolver esse problema, e tudo que você vai precisar vai ser de gelo ou da sua geladeira.

- Com gelo:

Com o fogo desligado, esperando uns minutos para a sopa esfriar levemente, você começa a perceber uma camada de gordura bem desagradável na superfície do seu caldo. Corre para o congelador e já separa um monte de pedra de gelo em uma tigela.

Com cuidado para não se queimar, encoste o gelo na sopa, girando levemente (você pode usar um pegador ou pinça culinária para segurar o gelo). Como num passe de mágica, a gordura vai grudar todinha no gelo, solidificando rapidamente, permitindo que você retire com facilidade. Com ajuda de um papel-toalha, remova a película de gordura que se formou no gelo e repita o processo quantas vezes achar necessário.

- Na geladeira:

Abriu o congelador e não tem gelo? Sem problemas. Se liga na explicação: quando a sopa está muito quente, a gordura presente nela também está muito quente, e ambas estão bem líquidas, mesmo que seja uma sopa creme.

Quando resfriamos uma sopa, ela engrossa levemente e o mesmo acontece com a gordura. Porém, durante esse processo, a gordura se separa do restante da sopa, formando uma camada mais sólida por cima. Então, basta utilizar uma concha para removê-la com facilidade!

Todos os dois truques também funcionam na preparação de ensopados mais gordurosos como rabada com legumes na pressão. Afinal, ao cozinhar carnes, é muito normal que a gordura presente na proteína derreta no caldo que se forma.

Receitas de sopas, caldos e ensopados deliciosos para testar em casa!

Sopa de feijão
Sopa de mandioca e carne
Sopa de lentilha
Sopa de carne à moda da vovó
Caldo verde
Caldo de mocotó
Caldo de kenga
Frango ensopado
Ensopado de linguiça na pressão

Temas relacionados