• Entrar
  • Cadastrar
Leve, farta, refrescante e sem forno: essa receita de abobrinha é um jantar saudável perfeito para o final do dia

Não precisa gastar gás e é um prato tão saboroso quanto saudável, adequado para veganos ou qualquer um que goste de comida boa!

Essas tirinhas não precisam de forno para ficarem suculentas e saborosas (Créditos: Vitònica)

Sendo grande fã de preparar receitas rápidas para jantar quando está mais quente, qualquer opção que reproduza essa ideia variando no cardápio consegue me chamar a atenção. Como é o caso dessas “anchovas do jardim”. Não deixe que seu nome engane ninguém, pois é um prato totalmente vegetal e também é preparado em poucos minutos sem acender um único fogo.

Assim como o peixe frito vegano não tem nada de peixe e usa a planta chamada de peixinho-da-horta para isso, as "anchovas do jardim" não têm peixe mas imitam o popular peixe semi-enlatado no formato e no tempero. A estrela e quase único ingrediente é a abobrinha, que brilha com luz própria e que não nos cansamos de aproveitar também crua. Aprenda como fazer as “anchovas do jardim”, esses palitos de abobrinha marinados e sem forno para um jantar prático 100% vegetal!

Como fazer as anchovas do jardim com abobrinha

Essa receita com abobrinha em si não é mais complicada do que cortar o vegetal em palitos, imitando um pouco o formato das anchovas, em tiras nem muito finas nem muito grossas. Também não precisam ser perfeitas, mas certifique-se de que tenham mais ou menos a mesma espessura para obter um resultado homogêneo.

Depois é só preparar a marinada e deixar a geladeira fazer sua mágica, combinando vinagre, sal e água fria. As medidas são bem flexíveis. Dependendo se temos mais ou menos tempo, podemos deixar a mistura de vinagre mais concentrada ou mais diluída, meio a meio entre vinagre e água, para que não fique muito forte, ainda que precise deixar mais tempo para “cozinhar”. Na hora de servir basta escorrer a marinada, regar em bastante azeite e temperar com suco de limão, alho picado e pimenta-do-reino, além de algumas ervas frescas como a salsa picadinha.

A abobrinha fica assim super suculenta, muito fresca e com um sabor diferente do que obtemos ao cozinhá-la na grelha ou no forno. É um prato leve, mas farto, muito hidratante e com todos os benefícios da abobrinha. Pode ser consumido sem mais delongas com um bom pão para absorver os temperos, ou alguma proteína como um ovo cozido, um pouco de queijo fresco, atum enlatados, ou até algumas anchovas, a menos que queiramos um prato totalmente vegano. Nesse caso, grão-de-bico cozido ou tofu picado funcionam muito bem.

Veja mais:
Como deixar a abobrinha gostosa: aprendi essa receita com a minha mãe e sempre faço para os meus filhos
Jantar de preguiçoso com mais de 20 opções deliciosas para aqueles dias em que você não quer fazer nada
Nem refogada nem frita: esta receita de abobrinha italiana é a minha preferida para um jantar diferente

Temas relacionados