Para um bom apreciador de sopas, um dos segredos infalíveis para uma receita saborosa é uma boa base de caldo. Seja com um caldo de legumes ou de ossos, você vai garantir uma bomba de nutrientes e uma experiência de textura e sabor dignas de cozinha profissional.
Ao fazer o seu próprio caldo caseiro, você terá uma opção bastante econômica. Afinal, com essa receita você ainda pode manter o caldo no congelador por até três meses. Descubra o poder desse caldo de ossos e veja a diferença surpreendente no seu prato final.
Para que serve o caldo de ossos
O caldo de osso é um dos alimentos mais nutritivos que você pode comer e ainda é surpreendentemente simples e econômico de fazer. Com essa receita, você terá um alto teor de proteína e colágeno, uma combinação perfeita para melhorar a elasticidade da pele e fortalecer os tecidos conjuntivos.
Com uma textura quase cremosa, esse caldo pode ser congelado e funciona perfeitamente como uma base nutritiva para sopas. Para obter um caldo claro, escalde e enxágue os ossos e, em seguida, cozinhe-os lentamente em fogo brando para obter melhores resultados. Esse processo leva cerca de quatro horas.
Quando resfriado, o caldo ganhará um aspecto de gelatina, com uma fina camada de gordura na superfície, que pode ser removida. Nas cozinhas profissionais, os caldos gelatinosos são o padrão de ouro em termos de sabor e textura.
Saiba como preparar um caldo gelatinoso
Você pode reproduzir esse tipo de caldo gelatinoso em casa nos padrões das cozinhas profissionais. Não esqueça de adicionar os valiosos pés de galinha entre os ingredientes. Siga o passo a passo e veja como é bem simples.
Ingredientes:
- 2 kg de pés de frango
- 2 carcaças de frango
- 2 pés de porco, divididos ao meio
- 5 litros de água
- sal a gosto
Como fazer:
Coloque os pés de frango, as carcaças de frango e os pés de porco em uma panela grande e encha com água. Leve para ferver em fogo alto e mantenha por 3 a 4 minutos. Em seguida, descarte a água, enxágue a panela e lave os ossos escaldados.
Coloque os ossos limpos de volta na panela, cubra com cinco litros de água e deixe ferver em fogo médio. Mantenha os ossos na água fervente em fogo médio por 10 minutos e, em seguida, reduza o fogo para uma fervura lenta.
Cozinhe, com a panela parcialmente coberta, no fogo mais baixo possível por 3 a 4 horas, retirando de vez em quando a espuma que subir à superfície.
Por fim, coe o caldo e deixe-o repousar. Se for congelar ou refrigerar, deixe-o esfriar até a temperatura ambiente. O caldo durará até cinco dias na geladeira e de dois a três meses no freezer.
Veja mais!
"Proteína sem calorias": aprendi a tradicional receita de caldo de ossos com a avó espanhola da minha amiga; é simplesmente um jantar perfeito!
Palavra de farmacêutico: esses são os 7 alimentos que mais estimulam a produção de colágeno