• Entrar
  • Cadastrar
Esse é o drink perfeito para acompanhar a Feijoada de São Jorge: descubra agora qual é e aprenda como fazer!

A caipirinha de laranja vai deixar a feijoada ainda mais gostosa durante o almoço! 

Veja como fazer uma deliciosa caipirinha de laranja superfácil (Créditos: Shutterstock)

A caipirinha é o drinque mais tradicional do Brasil, reconhecido mundialmente. Feito com limão, açúcar e cachaça, essa bebida pode ser encontrada em qualquer bar, boteco e restaurante do país, e é praticamente uma regra que todo mundo que ama uma birita saiba fazer essa delícia! Para fugir da mesmice, o TudoGostoso vai ensinar como fazer caipirinha de laranja, a bebida ideal para acompanhar aquela feijoada! Veja a seguir.

Receita de caipirinha de laranja: aprenda como fazer

Ingredientes:

  • ½ laranja picada sem casca
  • 1 colher (chá) de raspas de laranja
  • 2 colheres (sopa) de açúcar ou a gosto
  • bastante gelo
  • cachaça a gosto

Modo de preparo:

A caipirinha de laranja não tem nenhuma diferença no modo de preparo em relação à caipirinha de limão. Aliás, todas as dicas que você use para fazer a versão tradicional podem ser aplicadas a essa, como retirar a parte branca entre a casca e a fruta e também o miolo, porque essas partes amargam o drinque.

  1. Rale a casca de laranja até ter uma colher de chá. Quando você estiver ralando, fique atento para não chegar na parte branca!
  2. Corte a laranja ao meio, retire as partes mencionadas acima e pique a fruta. Caso queira fazer duas caipirinhas, use a fruta inteira e dobre o restante dos ingredientes.
  3. Transfira a fruta para uma coqueteleira, acrescente o açúcar e, com ajuda do pilão, amasse bem até sair todo o suco da fruta.
  4. Acrescente bastante gelo e entre uma a duas doses de cachaça de sua preferência.
  5. Tampe a coqueteleira e dê uma leve sacudida. Transfira para um copo, finalize com as raspas de laranja e mais gelo caso necessário.
  6. Misture levemente com ajuda de uma colher.
  7. Sirva bem gelada!

Para que serve a laranja na feijoada?

Com certeza você já deve ter reparado que a tradicional feijoada é acompanhada, muitas vezes, de fatias de laranja, e muita gente se pergunta por quê. E pasmem: não é apenas pelo sabor, viu? A laranja na feijoada tem uma função importante de ajudar na digestão e, por causa da vitamina C, ela também auxilia na absorção do ferro presente nos grãos de feijão.

É claro que a caipirinha de laranja não substitui o consumo da fruta in natura sem adição de álcool. É apenas uma maneira diferente de fugir da receita tradicional de caipirinha de limão!

Veja mais:

Dia de São Jorge: terça é dia de fazer feijoada e com as dicas do TudoGostoso vai ficar melhor que a do restaurante

Temas relacionados