
Estudo mostra os perigos dos iogurtes doces de frutas. (créditos: Shutterstock)
O iogurte é considerado por muitas pessoas um alimento saudável e pode ser uma importante fonte de proteínas, cálcio e probióticos. No entanto, esse produto lácteo também pode esconder armadilhas, especialmente as versões saborizadas com frutas.
Se você não resiste a um iogurte de morango ao longo do dia acreditando que está fazendo uma escolha benéfica, é bom repensar. Na verdade, você pode estar consumindo um produto com alto teor de açúcares e aditivos, potencialmente prejudicial à saúde.
O perigo escondido nos iogurtes de frutas que você consome
O iogurte de fruta encontrado nos supermercados é um produto processado, geralmente repleto de conservantes, aromatizantes e açúcar. Um estudo publicado no British Medical Journal, que avaliou mais de 900 tipos de iogurtes saborizados comercializados ao redor do mundo, trouxe resultados alarmantes: a maioria contém mais de 10g de açúcar a cada 100g de produto, inclusive alguns vendidos como “naturais”.
A pesquisa também revelou que, embora muitos desses iogurtes sejam divulgados como benéficos para a flora intestinal, a maioria apresenta baixos níveis de probióticos. Isso significa que seus supostos benefícios digestivos são, na prática, bastante limitados. Por isso, esses produtos não devem ser considerados uma opção verdadeiramente saudável na alimentação.
Quando se trata de iogurtes destinados ao público infantil, o cenário é ainda mais preocupante. Entre as opções voltadas para crianças, apenas 2% apresentaram níveis de açúcar dentro dos limites aceitáveis recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Qual o melhor - ou menos pior - iogurte industrializado para consumir?
Alimentos industrializados sempre terão seus contras. No entanto, a melhor forma de reduzir os danos é ler os rótulos com atenção. Uma regra geral é optar por produtos com o mínimo de ingredientes. Por isso, o iogurte natural, sem adição de açúcar e com prazo de validade mais curto, sempre será a escolha mais saudável.
Se você gosta de iogurte saborizado, uma boa alternativa é comprar a versão natural e adicionar frutas frescas. Assim, é possível evitar o consumo excessivo de açúcar, conservantes e outros aditivos artificiais. Outra opção interessante é preparar o seu próprio iogurte, uma escolha simples, econômica e muito mais nutritiva. Aqui no TudoGostoso nós já ensinamos como fazer iogurte caseiro de um jeito fácil e econômico.
Veja também:
Não é iogurte: o melhor probiótico natural para um sistema imunológico forte, basta um copo por dia!
Nem leite, nem iogurte: esse é o laticínio rico em proteínas e cheio de benefícios que você deve colocar no cardápio