• Entrar
  • Cadastrar
Entenda por que você NUNCA deve guardar a batata junto com a cebola!

Pare já de guardar cebola e batata juntas! Você vai notar que elas vão durar muito mais. Entenda!

Depois que você ler o nosso conteúdo, você vai entender por que você nunca deve guardar batata e cebola juntas. (Créditos: Shutterstock)

A batata e a cebola são dois ingredientes que usamos muito no nosso dia a dia e ambos devem ser armazenados fora da geladeira. Por conta disso, muitas pessoas os colocam juntos em uma fruteira na cozinha, até por falta de espaço de quem tem uma cozinha pequena. No entanto, você sabia que NUNCA deve guardar batata junto com a cebola? E não é lenda urbana, não, viu? Existe um motivo muito simples por trás que você irá aprender aqui no TudoGostoso. Vem entender!

Por que nunca devemos guardar a batata junto com a cebola? Entenda a ciência por trás!

Apesar desses dois alimentos ficarem deliciosos juntos em uma receita, a verdade é que a batata e a cebola não se dão nada bem quando o assunto é o armazenamento junto dos ingredientes crus.

Acontece que a cebola é responsável pela liberação de um gás chamado etileno, também conhecido como hormônio do amadurecimento. Esse mesmo gás se faz presente em todas as partes da cebola, desde o miolo até a casca. Então, quando ela entra em contato com outros alimentos, ela acelera o amadurecimento e pode até fazer com que eles apodreçam.

No caso da batata, o etileno faz com que ela brote muito mais rápido, ficando molenga e até mesmo podre (nesse momento, ela começa a ficar preta e com mau cheiro). Portanto, para evitar que isso aconteça, o ideal é guardar as duas separadamente, em locais arejados (nunca dentro do saco, porque mofam rapidamente).

A liberação do gás de etileno não é algo exclusivo da cebola, e muitas frutas como maçã, banana, pera e abacate também o liberam. Ou seja, você deve deixá-las afastadas também de vegetais que você não queira que amadureça muito rápido. O contrário também é válido, caso você deseje acelerar o amadurecimento de um alimento verde.

Receitas com batata e cebola deliciosas para combinar esses dois ingredientes!

Tortilha de batata e cebola
Batata gratina ao creme de cebola e queijo
Bolinho de batata e cebola
Batata calabresa com cebola
Sopa de cebola com batata

Veja mais:

Cebola não se guarda na geladeira! Entenda os motivos e como armazenar do jeito certo
Aprenda como guardar queijo na geladeira para que o alimento dure mais

Temas relacionados