• Entrar
  • Cadastrar
É raro, mas acontece muito: O que significa ter uma língua branca? Entenda causas e saiba como combater em poucos dias
JoannaPor  Joanna  | Redatora

Quem a vê assumindo o papel de chef nas viagens com os amigos não imagina que a Joanna descobriu o seu talento com as panelas reproduzindo receitas do Instagram e TikTok. Tornou-se expert em receitas na prática e, agora, também é a grande responsável pelas sobremesas nos almoços em família

Conheça as possíveis causas de língua branca e como combatê-las em poucos dias.

É raro, mas acontece muito: O que significa ter uma língua branca? Entenda causas e saiba como combater em poucos dias

Descubra quais as causas mais comuns para uma língua branca. (créditos: Shutterstock)

O nosso corpo sempre sinaliza quando há algo de errado com o organismo. Por exemplo, unhas com manchas ou listras brancas costumam ser sinônimo de falta de cálcio. Já a queda de cabelo excessiva pode ter relação com deficiência de ferro e zinco. Mas você sabe dizer o que faz uma pessoa ficar com a língua branca?

Também conhecida como língua revestida, a condição é causada por bactérias e células mortas que ficam presas entre as papilas inchadas da língua. Mas além da higiene bucal inadequada, o problema também pode ter origem a partir de outras causas, incluindo inflamação no estômago.

O que causa a língua branca?

A principal causa da língua branca é a falta de escovação. A higiene inadequada leva ao acúmulo de células mortas, bactérias e restos de alimentos na língua, resultando em uma placa branca na mucosa que pode causar mau hálito e sensação de gosto desagradável na boca. A desidratação ou boca seca (xerostomia) também pode levar a uma língua branca devido à diminuição da produção de saliva, que normalmente ajuda a manter a cavidade bucal limpa.

Outras causas comuns de língua branca são:

  • Consumo excessivo de álcool
  • Respiração pela boca
  • Dieta pobre em fibras (comer alimentos que são em sua maioria moles ou purê)
  • Infecções virais (como herpes) ou bacterianas
  • Febre

Inflamação no estômago pode provocar alterações na língua

A língua branca também pode ser provocada por problemas estomacais, como gastrite causada por infecções bacterianas como Helicobacter pylori. O problema ocorre quando a bactéria infecta a mucosa do estômago, causando uma inflamação local. A gastrite causada por H-pylori ainda pode desencadear alterações na flora bacteriana, produção de saliva e outros fatores relacionados à saúde digestiva que provocam efeitos secundários na saúde oral, incluindo alterações na língua.

Como remover a língua branca?

Aos primeiros sinais de língua branca, a primeira coisa a se fazer é conversar com um dentista. Se o problema for causado por higiene bucal inadequada, o tratamento indicado é reforçar na limpeza oral, incluindo dentes e língua. Outra recomendação é beber bastante água diariamente para evitar a desidratação da boca.

Se a língua branca persistir, certamente ela tem relação com outros fatores além da higiene. Nesse caso, converse com o seu dentista e, se necessário, procure outro médico especialista. Se a condição for provocada por gastrite ou qualquer alteração estomacal, um gastroenterologista poderá te ajudar a tratar o problema.

Por último, independente da causa, procure sempre manter uma dieta saudável e equilibrada.

Veja mais:

O chá que ajuda a eliminar e prevenir o tártaro nos dentes: como consumir a infusão que ajuda a controlar bactérias na saúde bucal
Água com gás faz mal para os dentes? Descubra se isso é mito ou verdade!

Temas relacionados