A presença de tártaro nos dentes é um problema que atinge muitas pessoas. A principal causa do problema é o acúmulo de placa bacteriana que endurece com o tempo, podendo causar outros problemas bucais como cáries e gengivite. A maneira mais eficaz de prevenir o tártaro é, sem dúvidas, manter uma boa higiene oral.
Porém, um estudo do Instituto Bareilly de Ciências Odontológicas da Índia, descobriu que o chá verde também pode ser um aliado no combate às bactérias na boca. A popular infusão que oferece uma série de benefícios à saúde, também pode auxiliar na higiene dos dentes.
Veja a seguir como a bebida pode ajudar a reduzir a placa bacteriana e o tártaro nos dentes.
Chá verde: tome a bebida todos os dias para reduzir a placa bacteriana
Segundo o estudo, o chá verde pode ser útil na prevenção e controle do tártaro devido a presença de muitos antioxidantes. Esses compostos ajudam a reduzir a quantidade de bactérias na boca e inflamações na gengiva. Como efeito, eles evitam a mineralização da placa bacteriana que se forma sobre os dentes e, com o tempo, calcifica e vira o tártaro.
Os cientistas também descobriram que os antioxidantes do chá verde ajudam na prevenção da doença periodontal. A patologia é causada pelo avanço da gengivite e periodontite, inflamações agudas que atingem a gengiva e o periodonto, respectivamente. A ação das catequinas do chá verde inibem os processos inflamatórios que se desenvolvem na superfície dental, impedindo que a inflamação evolua para um quadro mais grave.
Como consumir o chá verde para prevenir o tártaro nos dentes?
Para o chá verde ter um efeito positivo na saúde bucal, a recomendação é consumir entre uma a três xícaras da bebida por dia. Mas é importante que a mistura não contenha açúcar, afinal, o ingrediente é um dos maiores responsáveis pelo acúmulo de placa bacteriana nos dentes. Embora o chá verde seja benéfico para a maioria das pessoas, grávidas e indivíduos com úlcera, gastrite e doenças do fígado devem evitar tomar a bebida.
É bom reforçar que o chá verde sozinho não faz milagre. A bebida pode ajudar no controle da placa bacteriana, mas ela não substitui a escovação e o uso do fio dental. O tártaro é causado, sobretudo, por higiene bucal ineficiente. Por isso, não adianta tomar chá diariamente se você não cuidar da região oral.
Além disso, é importante fazer visitas regulares ao dentista para limpezas e exames profissionais, o que ajuda a manter a saúde bucal sob controle e evita a progressão de problemas que podem resultar na formação de tártaro.
Veja também:
Benefícios do chá verde entre refeições: é isso que acontece com o seu corpo se ingerir a bebida na hora certa
Alimentos que ajudam a deixar os dentes mais saudáveis